Qualidade do ar ambiente » Recomendações de saúde

A exposição a níveis elevados de poluição atmosférica pode prejudicar a saúde humana. Dependendo do nível de qualidade do ar registado, assim são indicadas algumas recomendações em saúde. 

Nos períodos em que o índice da qualidade do ar se apresentar nos níveis FRACO e MAU, os residentes das áreas afetadas, assim como os grupos da população mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas, doentes com problemas respiratórios crónicos (principalmente asma) e doentes do foro cardiovascular) devem seguir determinadas recomendações.

Nestas situações a DGS recomenda:

Índice da qualidade do ar com nível “FRACO”:

  • A população em geral deve evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
  • Os grupos da população mais vulneráveis devem evitar as atividades físicas ao ar livre.

Índice da qualidade do ar com nível “MAU”:

  • A população em geral deve reduzir os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
  • Os grupos da população mais vulneráveis, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas e utilizar sistemas de purificação do ar ou ar condicionado (modo de recirculação).

Em ambos dos casos:

  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.