Rede Internacional dos Hospitais Promotores de Saúde

A Rede Internacional de Hospitais e Serviços de Saúde Promotores de Saúde foi criada em 1993 pela Organização Mundial da Saúde, com o objectivo de desenvolver a prevenção, promoção e educação para a saúde nos cuidados de saúde prestados nos hospitais.

Actualmente, a Rede é uma entidade legal autónoma, mas mantém a parceria com a OMS na Promoção da Saúde. Integra um conjunto de cerca de 650 hospitais membros, em mais de 30 países, com o objectivo comum de melhorar a qualidade dos serviços prestados e de proteger a saúde dos utentes.

Consulte “O Respeito dos Direitos da Criança no Hospital – Uma Iniciativa da Rede Internacional dos Hospitais Promotores de Saúde “

Relatório Final “O Respeito dos Direitos das Crianças no Hospital”

No contexto da Task Force sobre o Respeito dos Direitos da Criança no Hospital, foi publicado, em Janeiro de 2010, o Relatório Final sobre o processo de implementação do Modelo e Ferramenta de Auto-avaliação para o Respeito dos Direitos das Crianças no Hospital.

Este relatório apresenta os resultados da auto-avaliação levada a cabo em 17 hospitais, em 10 países diferentes, com as respectivas metodologias de trabalho, boas práticas e desafios identificados, assim como a avaliação e comparação do respeito dos direitos das crianças em diferentes settings clínicos.

Consulte:

  • Relatório Final  “O Respeito dos Direitos das Crianças no Hospital”
  • “Final Report on the implementation process of the Self-Evaluation Model and Tool on the Respect of Children´s Rights in Hospital”

8º Workshop da Task Force sobre o Respeito dos Direitos da Criança no Hospital

No contexto dos trabalhos desenvolvidos pela Rede realizou-se no, nos dias 28 e 29 de Outubro de 2010, em Lisboa, o 8º Workshop da Task Force.

O evento contou com 50 participantes, entre os quais, 11 membros da Task Force inte,em representação de hospitais de 7 países diferentes, 4 parceiros e 30 representantes de hospitais e serviços pediátricos portugueses, que debateram, durante dois dias, o cumprimento dos direitos da criança nos hospitais e outros serviços de saúde.

No decorrer do Workshop, foram abordados diversos temas, como o papel da participação das crianças e adolescentes através do consentimento informado, o seu envolvimento na avaliação da prestação de cuidados de saúde, bem como a adaptação e aplicação do actual Modelo e Ferramenta de auto-avaliação sobre o respeito dos direitos da criança hospitalizada aos países em vias de desenvolvimento.

Rede Internacional dos Hospitais Promotores de Saúde lança consulta pública

A Rede Internacional de Hospitais Promotores de Saúde lança, em Portugal, uma consulta pública no âmbito das Boas Práticas Hospitalares nas áreas da promoção da saúde para crianças e adolescentes e do respeito dos direitos da criança hospitalizada, dirigida aos profissionais de saúde, universidades, institutos e hospitais.

Consulte os Formulários:

  • Good practices on fulfilling children’s rights in hospitals and other health services
  • Good practices on Health Promotion for Children and Adolescents in and by Hospitals and Health Services

Mais informações: