SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbito
Emitir Certificado de óbito (clique no logo SICO à direita) --------------------->
Documentos de apoio à implementação do SICO nas Instituições de Saúde
- Guia prático para a utilização do SICO - Médicos/Instituições de Saúde
- Power Point de apoio à Formação
- Modelo de ofício de comunicação ao Ministério Público
- Orientação da DGS nº 020/2013 de 31/12/2013
- Informação nº 007/2015 de 22/10/2015
Introdução
O SICO (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito) é um sistema de informação cuja finalidade é permitir uma articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, com vista a promover uma adequada utilização dos recursos, a melhoria da qualidade e do rigor da informação e a rapidez de acesso aos dados em condições de segurança e no respeito pela privacidade dos cidadãos.
O SICO tem como objetivos:
- A desmaterialização dos certificados de óbito;
- O tratamento estatístico das causas de morte;
- A atualização da base de dados de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do correspondente número de identificação atribuído no âmbito do registo nacional de utentes (RNU);
- A emissão e a transmissão eletrónica dos certificados de óbito para efeitos de elaboração dos assentos de óbito.
Contactos para esclarecimento de dúvidas
Nota importante:
- A emissão de Certificados de Óbito em papel requere, nos termos da lei, um documento emitido pelo helpdesk do SICO.
- Este documento deve ser apresentado na conservatória para acompanhar o Certificado de Óbito em papel.
- Para o efeito deve ser efetuado o contacto acima indicado.
Autópsias Clínicas
- Relatório de Autópsia Clínica de Adulto (template para preenchimento no SICO)