A nova plataforma de pedido de material e o Programa Troca de Seringas está disponível neste microsite. Para aceder à mesma, inicie sessão no ícone da chave, localizado no canto superior direito da página.
Todos os utilizadores com registo criado até 05-12-2023 deverão acrescentar "vih" antes do nome de utilizador. Por exemplo, se o nome de utilizador for usr2345, passa a ser vihusr2345.
Pelo Despacho n.º 6401/2016 de 16 de maio, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde determinou a necessidade de ajustar a designação da área de saúde prioritária relacionada com a infeção VIH/SIDA, a qual passa a incluir as infeções sexualmente transmissíveis.
“Preservativo. Sem desculpas” é a nova campanha de sensibilização da DGS
Para destacar a importância do uso consistente do preservativo, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH (PNISTIVIH), lança a campanha “Preservativo. Sem desculpas.” que assinala o Dia Internacional do Preservativo - 13 de fevereiro.
O preservativo continua a ser um dos métodos mais eficazes e acessíveis para reduzir o risco de transmissão do VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis, além de prevenir gravidezes não planeadas. Para os utentes em Programa de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) deve ser utilizado para prevenção de outras infeções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, infeções por clamídia, gonorreia e Hepatite C.
De acordo com os dados do Relatório Infeção por VIH em Portugal - 2025, em 2024 foram diagnosticados 997 novos casos de infeção por VIH em Portugal, sendo que em 97% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.
A DGS mantém um Programa de Distribuição Gratuita de Materiais Preventivos e Informativos dirigido a serviços de saúde, escolas, autarquias, organizações não-governamentais e organizações de juventude, que asseguram a distribuição de materiais preventivos junto da população.
A DGS reforça a importância da educação sexual e do acesso facilitado ao preservativo como medidas essenciais na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis.
Materiais da campanha disponíveis aqui:
- Cartaz
- Post IG
- Story IG
Semana Europeia do Teste de Outono 2025
A Semana Europeia do Teste de Outono de 2025 decorre entre 17 e 24 de novembro. Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.
Hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Adicionalmente, vários estudos indicam que as pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que esperam para fazer o teste.
A promoção desta semana é da EuroTEST, desde 2013, em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde, e decorrer duas vezes por ano - na primavera (maio) e no outono (novembro) -, para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.
Testar é um passo fundamentar para prevenir, diagnosticar e tratar a infeção por VIH e hepatites, especialmente em contextos de crise. Não adie e proteja-se: faça o teste!
Consulte os locais de teste:
- Nacional
- Lisboa

