Verão » Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas

O Ministério da Saúde através da DGS, implementa desde 2004 o Plano de Contingência para Ondas de Calor, que tem como objetivo geral minimizar os efeitos negativos do calor intenso na saúde das populações.

O referido Plano é ativado anualmente entre 15 de maio e 30 de setembro, tendo em vista a emissão de alertas diários que permitam a adoção de medidas adequadas para a proteção da população, e dos grupos mais vulneráveis, nos períodos de calor intenso.

Em 2011, pelas evidências de que a exposição a temperaturas elevadas constitui um risco para a saúde humana, mesmo sem se tratar de uma onda de calor (definição climatológica), adotou-se a designação de Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor.

Este Plano baseia-se num sistema de previsão, alerta e resposta apropriada, no qual são definidos 3 níveis de alerta: 

  • Verde (temperaturas normais para a época do ano)
  • Amarelo (temperaturas elevadas que podem provocar efeitos na saúde)
  • Vermelho (temperaturas muito elevadas que podem trazer graves problemas para a saúde)

Os Grupos de Trabalho Regionais, coordenados pelas Administrações Regionais de Saúde/Departamento de Saúde Pública, são os responsáveis pela avaliação diária do risco ao nível distrital, com base em critérios genéricos propostos pela DGS e que cada região adapta às suas características específicas, e pelas medidas de atuação respetivas.

Links relacionados: