Participação da Sociedade Civil » Actividades e Projectos » Referenciais de Competências

Estudo de Construção de Referenciais de Competências de apoio à implementação de Programas Nacionais

A Direcção-Geral da Saúde, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde, e envolvendo a Administração Central do Sistema de Saúde, desenvolveu um projecto-piloto que visa a concepção de referenciais que explicitem as competências, a desenvolver através da formação, necessárias à plena e adequada consecução dos Programas Nacionais de Saúde.

Neste sentido, foram analisados os programas de Vacinação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Doenças Reumáticas, Obesidade, Doenças Oncológicas e Sida.

O estudo visa explicitar as competências prioritárias associadas aos Programas Nacionais do Plano Nacional de Saúde (PNS) a desenvolver através da formação. Pretende-se construir referenciais de competências que sirvam de suporte ao planeamento, pelas entidades formadoras do Ministério da Saúde, da formação contínua necessária à implementação dos Programas Nacionais contemplados no PNS 2004-2010.

Considera-se que este estudo terá reflexos nos operadores de formação, uma vez que possibilita que os projectos formativos no sector da saúde sejam planeados de forma articulada com os objectivos estratégicos previamente definidos nos Programas Nacionais. Isso permitirá um retorno no investimento em formação e um maior alinhamento da oferta formativa com as prioridades de financiamento do novo Programa Operacional e com as orientações da Comissão Europeia ao nível do planeamento da educação/ formação.

Os resultados do Estudo de Construção de Referenciais de Competências de apoio à implementação de Programas Nacionais de Saúde foram apresentados, a 4 de Março de 2008, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Consultar o Estudo de Construção de Referenciais de Competências e de Formação de apoio ao Plano Nacional de Saúde