Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde

Plano Nacional de Saúde

Valores, Princípios e Visão 

Os valores fundamentais sobre os quais se fundamentam o Sistema de Saúde são a universalidade, o acesso a cuidados de qualidade, a equidade e a solidariedade. Os valores orientadores do Plano nacional de Saúde (PNS) são os da excelência técnico-científica, transparência, participação e envolvimento dos actores do Sistema de Saúde Português.

Dos princípios sublinha-se a continuidade dos anteriores PNS, a orientação por um modelo conceptual estratégico, transversal e sistémico, a fundamentação técnica e científica, a consultadoria especializada nacional e internacional, a discussão nacional, e a definição de instrumentos estratégicos e de monitorização de suporte ao Plano.

O PNS  tem como visão – Maximizar os ganhos em saúde da população através do alinhamento e integração de esforços sustentados de todos os sectores da sociedade, com foco no acesso, qualidade, políticas saudáveis e cidadania.

Neste espaço são disponibilizadas informações sobre o planeamento, implementação e acompanhamento do PNS , bem como documentos de referência, permitindo, sempre que entender, contribuir com as suas sugestões e opiniões.

Tem ainda a hipótese de se inscrever no nosso espaço de newsletter, de forma a receber todas as atualizações efetuadas neste microsite, mantendo-o constantemente informado das nossas ações.

Seja bem-vindo ao microsite do Plano Nacional de Saúde!

 

Contactos

Grupo de Trabalho do
Plano Nacional de Saúde
Direção-Geral da Saúde
Alameda D. Afonso Henriques, 45
1049-005 Lisboa - Portugal
Tel: 21 843 05 00
Fax: 21 843 05 30
E-mail:  pns@dgs.min-saude.pt
E-mail: geral@dgs.min-saude.pt

 
Planos Locais de Saúde

 

Planos Locais de Saúde

A Direção-Geral da Saúde, através do Plano Nacional de Saúde, em conjunto com as Administrações Regionais de Saúde e os Agrupamentos de Centros de Saúde, tem vindo a desenvolver orientações e estratégias para a construção de Planos Locais de Saúde.

Durante o ano de 2017 foram realizados workshops regionais tendo por objetivo reforçar todo o envolvimento da comunidade no planeamento, monitorização e avaliação dos Planos Locais de Saúde assim como ter Planos atualizados e alinhados com o PNS Revisão e Extensão a 2020 com particular foco nas parcerias e na operacionalização de atividades.

Disponibilizam-se assim os Planos Locais de Saúde tendo por objetivo difundir a informação para o conhecimento público, ressalvando que alguns dos planos se encontram em revisão e extensão uma vez que tinham horizontes temporais a 2016.