SNS
DGS

Dia Mundial da Higiene das Mãos - 5 de maio de 2017

Todos os anos, no dia 5 de Maio a OMS comemora o Dia Mundial de Higiene das Mãos,  com o objetivo de melhorar as boas práticas nos cuidados de saúde. Este ano o evento comemorativo realiza-se no Porto, no Auditório do Hospital Magalhães Lemos, entre as 9:00 e as 14:00 horas. Consulte o Programa.

Para efetuar a sua inscrição clique aqui.

Este ano, a Campanha SAVE LIVES: Clean Your Hands, define como tema central e de acordo com os objetivos para o milénio, o problema crescente das resistências aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate: Fight antibiotic resistance - it's in your hands.

 

O apelo dirige-se a:

  • Políticos: Pare a propagação da resistência aos antibióticos, fazendo da prevenção de infeções e da higiene das mãos uma prioridade política nacional.
  • Dirigentes e administradores: Dirija um programa de prevenção e controle de infeções durante todo o ano para proteger seus doentes de infeções resistentes.
  • Profissionais de saúde: Higienize as suas mãos nos momentos certos e interrompa a propagação da resistência aos antibióticos.
  • Líderes e colaboradores PPCIRA: Implemente os principais componentes da OMS para a prevenção de infeções, incluindo a higiene das mãos, para combater a resistência aos antibióticos.

Poderá utilizar na sua unidade de saúde alguns dos materiais promocionais traduzidos e adaptados da página da OMS: