Direção-Geral da Saúde

Relatórios

Relatório da Avaliação das Estruturas e Práticas para a Higiene das Mãos

A higiene das mãos é considerada uma das medidas mais simples e mais eficazes de prevenção e controlo da infecção. Em quase todas as orientações ou normas a higiene das mãos é referida como medida de boa prática e é clarificada a importância desta medida e a obrigatoriedade do seu cumprimento. É necessário que existam nas Unidades de Saúde, condições estruturais, equipamentos e produtos ajustados ao procedimento, recomendações escritas, bem como, que todos os Profissionais de Saúde estejam informados sobre as implicações da higiene das mãos e motivados para esta prática. Cabe às comissões de Controlo de Infecção (CCI), a tarefa de promover e monitorizar esta prática junto de profissionais e doentes.

Se por um lado, cabe aos prestadores de cuidados cumprir o procedimento (responsabilidade individual), também é importante ressaltar a importância do papel dos Conselhos de Administração e dos Directores de Serviço, na promoção de condições estruturais ajustadas às necessidades dos diversos Serviços e Departamentos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Foi solicitado aos formandos dos cursos de Gestão do Programa Global de Controlo de Infecção, dirigidos aos Coordenadores e Enfermeiros das CCI, que no âmbito da vigilância epidemiológica de processos, realizassem um diagnóstico de situação às estruturas para higiene das mãos nos Hospitais, constituindo este, um exercício prático de campo, permitindo aos formandos, aliar a teoria à prática e treinar as metodologias apreendidas durante a formação.

 Abrir documento ( PDF - 769 Kb )