Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde

HELICS-UCI

Caros Colegas responsáveis pelos registos da VE – UCI, pedimos que completem os registos dos doentes, referentes ao ano de 2017, encerrando todas as fichas, até 30 de Abril do corrente ano (2019), para que seja possível enviar os dados para a plataforma Europeia (TESSY -The European Surveillance System).

Coordenado pelo Dr. Eduardo Gomes da Silva, Director Clínico do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Telefone 218853783, FAX 218884939, E-mail eduardo.g.silva@netcabo.pt

O programa HELICS - UCI adopta o protocolo europeu para registo de infecção utilizando as definições dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e tem como finalidade alimentar uma base de dados europeia para as infecções mais relevantes.

O programa HELICS - UCI visa contribuir a nível nacional, para a avaliação da incidência da Infecção Nosocomial nas UCI. Este processo passa por uma grande interactividade com o HELICS Europeu, por treino dos profissionais que procedem à implementação do programa, por recolha e validação dos dados recolhidos e sua posterior divulgação, em primeiro lugar aos geradores desses mesmos dados e depois, a sua divulgação em locais como esta página.

Pretende-se que a informação estimule a monitorização da infecção a nível das UCI, criando indicadores úteis para a identificação e comparação de problemas, como a resistência aos antibióticos, prevalência de microrganismos epidemiologicamente importantes, perfil de consumo de antimicrobianos, entre outros.

São convidados a participar neste programa todas os hospitais que tenham UCI correspondendo à definição da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos. O programa considera para vigilância as infecções adquiridas nas UCI, tais como pneumonia, bacteriemia, traqueobronquite e infecção urinária.

As UCI foram estratificadas por níveis homogéneos e o projecto desenvolve-se de acordo com as directivas do ECDC. Os resultados são divulgados e discutidos com as unidades aderentes.

A base de dados deste programa está disponível em rede www.insa-rios.net. Para iniciar o processo de adesão ao programa, a UCI deve preencher a declaração de participação. Ver em "Como aderir ao programa"