A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes (PND), participou nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2024 na Assembleia Geral da Joint Action Care4Diabetes, que teve lugar em Haia, Países Baixos.
Esta ação conjunta reúne 19 entidades de 12 Estados Membros da União Europeia e visa a implementação de uma intervenção não farmacológica em pessoas com Diabetes tipo 2, tendo em vista a redução do tratamento farmacológico e eventualmente a remissão da Diabetes tipo 2.
A intervenção tem por base a boa prática desenvolvida pelo ONG holandesa, Voeding Leeft, e consiste numa abordagem não farmacológica em quatro vertentes principais: a nutrição, a atividade física, o sono e o relaxamento.
Sónia do Vale, Diretora do PND, sublinha que ”as medidas não farmacológicas são fundamentais em todas as pessoas com Diabetes tipo 2. A aposta de Portugal na implementação de boas práticas a nível da alimentação, do exercício físico, do sono e do relaxamento, levarão consequentemente ao melhor controlo e/ou remissão da Diabetes”.
Nesta reunião foi discutida a implementação das várias componentes da ação conjunta, nomeadamente, os desafios, soluções e resultados obtidos neste primeiro ano do projeto. Foi dada maior relevância ao início das ações, que se encontram neste momento a acontecer nos países participantes, através da implementação dos projetos pilotos que replicam a boa prática.