Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes (PND), anuncia a abertura de candidaturas de demonstração de interesse para implementação do Programa Educativo "Mais Saúde, Menos Diabetes". 

O Programa tem como objetivo o diagnóstico precoce e a prevenção da Diabetes tipo 2 dirigido a pessoas com risco elevado de vir a desenvolver Diabetes, identificado através do questionário FINDRISC - Finnish Diabetes Risk Score.

O “Mais Saúde, Menos Diabetes” consiste na realização de dez sessões em formato presencial, das quais sete são sessões educacionais e duas são sessões de follow-up. No Programa, os participantes serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e técnicos do exercício. 

A participação no Programa requer a formação de um consórcio local composto, no mínimo, por uma Unidade Local de Saúde (ULS) do Serviço Nacional de Saúde ou instituições regionais de saúde dos Açores e Madeira. Poderá incluir outras entidades, como municípios, instituições de ensino superior, juntas de freguesia e associações culturais ou desportivas.

As atividades do Programa "Mais Saúde, Menos Diabetes" serão totalmente gratuitas para os participantes, que serão recrutados segundo os critérios definidos. Cada ULS deverá nomear uma Equipa de Coordenação composta por profissionais de saúde, incluindo médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, todos vinculados juridicamente às instituições parceiras.

Com essa iniciativa, a DGS reforça o compromisso com a prevenção e o controlo da Diabetes, fomentando parcerias locais e a inclusão da comunidade.

Assim, o PND inicia o processo de auscultação de instituições interessadas para implementação local do programa. As inscrições estão disponíveis aqui.