Direção-Geral da Saúde

Sustentabilidade na gestão integrada da diabetes: DGS organizou debateA sustentabilidade dos cuidados e das estratégias para a gestão integrada da Diabetes estiveram em debate num encontro promovido pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde, que reuniu, no dia 12 de novembro de 2025, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, especialistas nacionais e internacionais para identificarem abordagens inovadoras e sustentáveis na prevenção e gestão da diabetes, com destaque para intervenções não farmacológicas.

Integrado na Joint Action Care4Diabetes, o encontro contou com a participação de Denis Opresnik, membro da equipa responsável pelo Work Package 4 – Sustainability, do projeto europeu. O especialista integrou a mesa-redonda dedicada à análise da relevância, dos desafios e das oportunidades associadas às estratégias não farmacológicas na prestação de cuidados à pessoa com diabetes.

No decorrer da sessão, foram debatidos temas-chave relacionados com a sustentabilidade de programas de intervenção no estilo de vida, como o Care4Diabetes, que integra componentes de alimentação saudável, atividade física e apoio comportamental.

Os participantes debateram estratégias para aumentar a adesão dos doentes a longo prazo e reforçar o envolvimento dos principais stakeholders dos sistemas de saúde na consolidação destas abordagens. Foi também apresentada a experiência da Eslovénia na implementação e desenvolvimento de modelos de educação e apoio à pessoa com diabetes, oferecendo exemplos de boas práticas aplicáveis a outros contextos.

O evento permitiu reforçar a importância de integrar medidas sustentáveis, centradas na pessoa e fundamentadas na evidência científica, como pilares essenciais para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e para a redução das complicações associadas à diabetes.