Direção-Geral da Saúde

Perguntas e Respostas

O que é a Diabetes?

É uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. A doença ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.


Quais são os principais sintomas de Diabetes?

Os principais sintomas de diabetes são: sede constante; urinar frequentemente; perda de peso; fome constante; fadiga; irritabilidade e visão turva.

Contudo, a Diabetes tipo 2 pode ser assintomática durante meses ou anos pelo que é importante manter vigilância regular da sua saúde.


Quais os tipos de Diabetes?

Existem tipos diferentes de diabetes, sendo as principais:

A Diabetes tipo 1 onde a produção de insulina é pequena ou ausente. As células do pâncreas deixam de produzir insulina, devido a um processo de destruição das mesmas. O desenvolvimento deste tipo de diabetes não está relacionado com o estilo de vida.

A Diabetes tipo 2, que é o tipo de diabetes mais frequente, representa 90 a 95% da totalidade dos casos, onde há produção de insulina, mas esta tem dificuldade em atuar e não é suficiente para manter os níveis de açúcar normais. O estilo de vida (como o sedentarismo e alimentação inadequada) pode contribuir para este tipo de diabetes.

A Diabetes gestacional surge durante a gravidez e na maior parte dos casos, desaparece após o parto, porém as mulheres que têm este tipo de diabete têm maior probabilidade de desenvolver Diabetes tipo 2 no futuro.

Existem ainda outros tipos de diabetes menos frequentes.


Como se faz o diagnóstico?

Para efetuar o diagnóstico de diabetes são utilizados os seguintes critérios:

Glicémia em jejum ≥ 126 mg/dl (jejum de pelo menos 8 horas sem ingestão calórica) 

ou Glicémia ≥ 200 mg/dl após 2h na PTGO (Prova de Tolerância à Glicose Oral com 75mg de glicose)

ou Hemoglobina Glicada HbA1c ≥6,5%

ou Glicémia ocasional ≥ 200 mg/dl e pelo menos um dos seguintes sintomas: sede excessiva (polidipsia), excessiva eliminação de urina (poliúria), consumo excessivo de alimentos (polifagia) e perda de peso.


Quais os fatores de risco de desenvolver Diabetes tipo 2?

O risco de desenvolver Diabetes tipo 2 está relacionado com a idade, ter familiares com Diabetes e história prévia de episódio de açúcar elevado no sangue. Existem ainda vários fatores de risco que podem ser modificáveis como ter excesso de peso, praticar pouca atividade física, ter a pressão arterial elevada, tabagismo, ingerir poucos vegetais e fruta.


Ter peso a mais aumenta o risco de ter diabetes?

Sim! Vários estudos dizem-nos que o risco de diabetes é superior em cerca de 7 vezes nas pessoas com pré-obesidade. Nas pessoas com obesidade este risco chega a ser superior em cerca de 20 a 40 vezes.


Como prevenir a Diabetes tipo 2?

Adote um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação saudável, equilibrada e variada;

Controle o seu peso, mantendo um peso adequado à sua altura;

Mantenha uma atividade física regular.


Por que razão é a alimentação importante na prevenção da Diabetes tipo 2?

Ajuda a manter o peso saudável;

Promove o controlo da glicemia (açúcar no sangue);

Melhora a sensibilidade à insulina.