Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde

Iniciativas PNPAF


DIABETES EM MOVIMENTO 

O programa Diabetes em Movimento recebeu reconhecimento da Comissão Europeia como melhor prática europeia de promoção da saúde!

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, coordenado a nível nacional pela DGS (através do PNPAF e do Programa Nacional para a Diabetes) foi a “Best Practice” de promoção da saúde e de combate às doenças crónicas mais votada pelos Estados Membros da União Europeia, num Marketplace que decorreu este ano.

Este programa arranca novamente em Janeiro de 2023 em 22 municípios portugueses, depois de uma paragem forçada devido à pandemia de COVID-19.

Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Covilhã, Esposende, Lagos, Lamego, Lousada, Moimenta da Beira, Odivelas, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Sines, Tabuaço, Tavira, Trofa, Vila Franca de Xira, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, são os municípios onde está ser implementado.

Este processo envolve as cinco Administrações Regionais de Saúde em Portugal (através dos Agrupamentos de Centro de Saúde), as respetivas Câmaras Municipais, mas também Unidades Locais de Saúde, Centros Hospitalares, Instituições do Ensino Superior e Associações Desportivas locais.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Conheça melhor o programa aqui
 


FORMAÇÃO PROJETO-PILOTO 2.0 

A equipa do PNPAF organizou uma sessão aberta sob o mote “Promoção da Atividade Física através dos Sistemas de Saúde”, que decorreu no dia 8 de março de 2022, entre as 17h e as 20h, em formato online. Esta sessão marcou também o primeiro dia de formação para os profissionais que estarão envolvidos no projeto piloto 2.0 de Promoção de Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde, que irá continuar a avaliar a efetividade de consultas piloto de atividade física a serem implementadas em diversas unidades de saúde do país.

A sessão contou com mais de 580 participantes em direto, sendo agora possível assistir à gravação da sessão aqui.

A promoção da atividade física através dos sistemas de saúde constitui uma ação central na promoção da saúde das populações, com forte evidência de efetividade e custo-efetividade no combate às doenças crónicas não transmissíveis. Internacionalmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda o estabelecimento de modelos de promoção da atividade física através dos sistemas de saúde, sendo vários os exemplos que têm surgido a este nível, nomeadamente em Portugal.


Clique aqui para assistir a esta sessão
 


CURSO E-LEARNING - PROMOÇÃO DO ACONSELHAMENTO BREVE PARA A ATIVIDADE FÍSICA NO SNS

Especialmente dirigido a psicólogos com atuação direta em unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), este curso visa a sua capacitação no uso das ferramentas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física, atualmente disponíveis no SNS. O curso tem ainda outra fundamental função para estes psicólogos, potenciando a sua intervenção formativa junto de outros profissionais de saúde, disseminando e treinando o uso das ferramentas disponíveis, para que estas possam ser disponibilizadas ao maior número de utentes que delas beneficiarão.

 

O curso foi desenhado por especialistas do PNPAF e a sua implementação, gratuita para os participantes, através de atrativa plataforma E-learning, resulta da parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Este é mais um passo fundamental para a qualidade dos serviços prestados. A evidência científica mais atual na área da promoção da atividade física identifica o aconselhamento breve em contexto de consulta de rotina como uma das intervenções mais custo-efetivas. Neste âmbito, esta e outras iniciativas têm vindo a ser implementadas pela DGS, através do PNPAF, visando a capacitação crescente dos profissionais de saúde nesta área.


A primeira edição foi lançada a 19 de Outubro de 2020, com subsequentes edições em Novembro e Dezembro. Pode assistir a um breve vídeo explicativo carregando na imagem em baixo e pode inscrever-se aqui.



Clique aqui para ver um vídeo explicativo
 


#SigaOassobio - A ATIVIDADE FÍSICA CHAMA POR SI

O PNPAF-DGS e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançam campanha para inspirar os Portugueses a praticar Atividade Física.

Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, equipamento especial ou de estar em forma, então a campanha "Siga o Assobio" é para si. O PNPAF-DGS e o IPDJ, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, estão empenhados em mostrar aos Portugueses que praticar atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

A atividade física chama por si.


Clique aqui para ver a campanha
 



COMISSÃO INTERSETORIAL PARA A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA


Respondendo às recomendações internacionais da Comissão Europeia e da Organização Mundial da Saúde, foi criada, em 2017, a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, por iniciativa do PNPAF. A Comissão é constituída por representantes de quatro Ministérios - Saúde; Educação; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - e é responsável pela criação, operacionalização e monitorização do Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.


Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física 
 


FORMAÇÃO EM ACONSELHAMENTO BREVE PARA A ATIVIDADE FÍSICA - PROJETO-PILOTO

Doze unidades de cuidados de saúde primários das 5 ARS participaram nesta ação de formação, que decorreu em Lisboa e no Porto, e foi dirigida aos médicos de Medicina Geral e Familiar que estarão envolvidos no estudo de avaliação desta intervenção a nível nacional. Estão disponíveis para todos os profissionais de saúde com interesse na área o Manual de Aconselhamento para a Mudança Comportamental, bem como uma grelha de facilitação das ferramentas de apoio, disponíveis para auxiliar esta intervenção. Mais informações sobre esta ação de formação AQUI.