Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde

Outros Recursos de Parceiros PNPAF


RECOMENDAÇÕES PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO E SEGURO - CRIANÇAS E JOVENS

De modo a estimular a adoção e manutenção de estilos de vida saudáveis em crianças e jovens em idade pré-escolar e escolar, o PNPAF colaborou, juntamente como outros Programas de Saúde Prioritários, na elaboração de um manual organizado pela Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar. Este manual destina-se aos pais e cuidadores de crianças e jovens, assim como aos professores e outros elementos da comunidade escolar, ou mesmo aos jovens que pretendam obter mais informação. 


Clique aqui para ler o manual
 


ÉTICA NO DESPORTO - LINHAS ORIENTADORAS PARA PAIS E CLUBES

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, publicou duas brochuras com linhas orientadoras dirigidas a pais e clubes, ambas estimulando uma relação positiva entre os pais e o desporto.  


 
Clique aqui para ler a brochura
 


MANUAL DO PROGRAMA GRAVIDEZ ATIVA

Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, apoiada pelo Programa Nacional do Desporto para Todos 2020 do Instituto Português do Desporto e Juventude, publicou o Manual do Programa Gravidez Ativa. Descubra-o aqui.  

Clique aqui para ver o manual
 



PROGRAMA ESCOLA ATIVA - CADERNETA

A Caderneta da Escola Ativa é uma publicação destinada à promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis em crianças de idade escolar, decorrente do Programa Escola Ativa da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, apoiado pelo Programa Nacional do Desporto para Todos 2018 do IPDJ. Pode ver a caderneta aqui. 

Clique aqui para ver o documento
 



ISPAH - OITO INVESTIMENTOS QUE FUNCIONAM PARA A ATIVIDADE FÍSICA

Consulte aqui:

Clique aqui para ler o documento
 


DIÁLOGOS DA PSICOLOGIA - ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é vital para a nossa saúde, em todas as fases da nossa vida. A Ordem dos Psicólogos Portugueses lança, no Dia Mundial da Atividade Física 2020, dia 6 de abril, uma edição dos "Diálogos da Psicologia" dedicada à atividade física, com muitas estratégias para se manter em movimento e com bons níveis de energia nesta fase de isolamento / distanciamento social. A moderação é da Prof. Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF-DGS, com as participações da Prof. Rute Santos (PNPAF-DGS) e do Prof. António Palmeira (International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity).

Assista aqui:

Diálogos da Psicologia - Atividade Física

 

 


ESTUDO DA DECO CARACTERIZA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE PORTUGUESES RESIDENTES EM ZONAS URBANAS

Veja a peça abaixo, que integra uma entrevista à diretora do PNPAF:

Estudo DECO