Saúde escolar » Áreas de intervenção » Educação alimentar

Educação alimentar

Programa de Saúde Escolar
e Promoção de uma Alimentação Saudável em meio escolar

No âmbito do Programa de Saúde Escolar a educação alimentar e as condições higio-sanitárias dos espaços de venda e consumo de produtos alimentares são áreas de intervenção prioritárias. O documento orientador que elaborámos para as equipas de saúde escolar, em anexo, pretende servir de modelo ao desenho de Projectos de Promoção de uma Alimentação Saudável que venham a ser desenvolvidos com a comunidade educativa.

Na idade pediátrica a obesidade e o excesso de peso são reconhecidamente factores de risco de maior morbilidade e mortalidade na vida adulta, com efeitos sobretudo na saúde cardiovascular, sistema endócrino e saúde mental.

Apesar dos esforços de prevenção, a obesidade e o excesso de peso estão a aumentar entre as crianças e adolescentes com impacto significativo na sua saúde. Nos últimos 10 anos a prevalência da obesidade entre as crianças europeias aumentou de 5% para 10%. Em Portugal 30% das crianças entre os 7 e os 11 anos são consideradas obesas ou com excesso de peso.

As causas são várias mas, basicamente, devem-se a uma dieta hipercalórica e ao sedentarismo. As consequências são, cada vez mais crianças e adolescentes sofrerem de obesidade, de diabetes mellitus tipo 2 e de hipercolesterolémia. As consequências psicossociais do excesso de peso são também significativas e estão relacionadas com a descriminação social, auto-imagem negativa que persiste na adolescência e na vida adulta, problemas de comportamento e de aprendizagem.

Atendendo a que os jovens que adoptam, precocemente, uma alimentação saudável têm mais probabilidade de a manter durante toda a vida e que a obesidade não responde facilmente ao tratamento, tanto na infância como na adolescência, o contexto escolar, ao favorecer dentro da sala de aula uma abordagem curricular de temas relacionados com a alimentação, tem ainda a possibilidade de fornecer alimentos saudáveis nos espaços de alimentação colectiva, o que permite, não só, mudar conhecimentos como comportamentos.

Segundo as orientações curriculares do ensino pré-escolar e as Competências Essenciais do Currículo Nacional do Ensino Básico, a alimentação é abordada em várias áreas ao longo da escolaridade: na área do conhecimento do mundo, no estudo do meio, nas áreas disciplinares, na área de projecto, no estudo acompanhado e na formação cívica.

A possibilidade de intervenção da saúde, através da saúde escolar, é crucial para a promoção de conhecimentos aprofundados e de bons hábitos alimentares.

As equipas de saúde escolar encontram-se numa posição privilegiada para intervir, quer a nível individual: diagnóstico precoce, encaminhamento e aconselhamento; quer colectivo, através de recomendações para a escola - nas cantinas, bufetes e refeitórios escolares; na sensibilização dos manipuladores de alimentos e na formação da comunidade educativa alargada.

A intervenção que se pretende implementar, numa parceria saúde/educação, passa por um trabalho de projecto, assente na metodologia de planeamento, onde, os objectivos da saúde escolar vão desde a colaboração no diagnóstico alimentar, à potenciação das aprendizagens escolares, à formação de manipuladores de alimentos até à avaliação das condições higio-sanitárias das cozinhas, refeitórios, bares e bufetes.

As actividades que propomos têm em conta os princípios das escolas promotoras da saúde, as quais, reconhecem como factor fundamental para o desenvolvimento o investimento em estilos de vida saudáveis para toda a população escolarizada, assentam em procedimentos democráticos que promovem a igualdade de oportunidades, a cooperação e as aprendizagens activas, desde a gestão até à participação de todos, em todos os aspectos da vida da escola.

As boas práticas que sugerimos resultam do trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas equipas de saúde escolar, em parceria com a escola, que nos vão dando conhecimento através dos seus relatórios anuais.

Pretende-se que sirvam de inspiração para outras equipas e que contribuam para a criação de uma rede de projectos de boas práticas.

Este é um capítulo, permanentemente aberto à divulgação de novos Projectos de Promoção de uma Alimentação Saudável, assim elas nos cheguem…

Contamos convosco!

Abrir documento completo 


Projectos em outros países:

Escócia
- Growing Through Adolescence - Book 1
- Growing Through Adolescence - Training activities