Repositório Científico da Direção-Geral da Saúde

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do movimento de Acesso Aberto e os Princípios e Práticas da Ciência Aberta, aumentando a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade de investigação científica portuguesa.

As vantagens do auto-arquivo em acesso aberto para os autores são a maior visibilidade e maior potencial de impacto para os seus trabalhos; a possibilidade de integração com outros sistemas de informação; o acesso a dados estatísticos sobre as consultas e downloads dos trabalhos; possibilidade de gerar listagens de publicações, individuais ou da unidade; servir de arquivo (preservação digital); o facto de permitir mais um indicador para a avaliação da produção científica.

Ao nível das instituições, o auto-arquivo contribui para o aumento da visibilidade e valor público das instituições, servindo como indicador tangível da sua qualidade e contribui ainda para a reforma do sistema de comunicação científica, expandindo o acesso aos resultados da investigação.

O Repositório da DGS foi criado oficialmente em julho de 2015 e deve ser alimentado pelas publicações (em formato eletrónico) que todas as Direções de Serviços, Divisões, Equipas, Planos e Programas produzem. Está organizado por: a) artigos científicos; b) comunicações e pósteres; c) livros e capítulos de livros; c) relatórios.

Consulte aqui.