Política da Qualidade do DQS

A Política da Qualidade do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) decorre da missão da Direção-Geral da Saúde e das atribuições e competências legais que lhe são conferidas.

O DQS tem a missão de:

Normalizar, certificar a qualidade das unidades de saúde, promover e disseminar, nas instituições prestadoras de cuidados de saúde, uma melhoria contínua da qualidade da prestação dos cuidados e da segurança dos doentes.

O sistema de gestão da qualidade do DQS contribui para a realização das ações que o DQS desenvolve no âmbito do plano de ação da Direção-Geral da Saúde.

A Política da Qualidade definida pelo DQS é a seguinte:

  • Melhorar a qualidade clínica e organizacional
  • Reforçar a segurança dos doentes
  • Monitorizar a qualidade e a segurança
  • Reconhecer a qualidade das unidades de saúde
  • Informar e capacitar o cidadão

O DQS está comprometido em manter um sistema da qualidade que responda aos princípios de gestão da qualidade, traduzidos em objetivos gerais da qualidade, e ir ao encontro dos requisitos dos clientes e das partes interessadas relevantes.

Os dirigentes e colaboradores do DQS, no respeito pela sua política da qualidade, estão comprometidos com a observância do disposto no sistema de gestão da qualidade implementado no DQS, o qual se encontra definido em conformidade com os requisitos da norma NP EN ISO 9001: 2015, com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis e com os demais requisitos identificados, que orientam a sua ação.

Os dirigentes e colaboradores do DQS, no respeito pela sua política da qualidade, estão comprometidos em manter uma dinâmica de melhoria.

A política da qualidade é revista anualmente aquando da revisão do sistema.