Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde

Dia Mundial sem Tabaco - 31 de Maio de 2009

Mostrar a verdade - Avisos de saúde com imagens salvam vidas
Dia Mundial sem Tabaco - 31 de Maio de 2009 
Em 2009, os avisos de saúde com imagens a cores, ilustrativos dos efeitos do consumo de tabaco na saúde, são o tema escolhido pela OMS para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco.

O consumo de tabaco é a primeira causa evitável de doença e de morte. Actualmente, morrem todos os anos, em todo o mundo, cerca de 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo. Se não forem adoptadas medidas efectivas de prevenção e controlo, este valor aumentará para cerca de 8 milhões de mortes anuais, em 2030.

Todos os anos, milhares de jovens começam a fumar. A embalagem dos produtos do tabaco, em particular dos cigarros, é, em si mesma, uma forma de aliciar os jovens para esse consumo.

À medida que os governos instituem medidas de controlo da publicidade ao tabaco, a embalagem e a forma de venda tornam-se as principais vias de divulgação e promoção junto do público. A utilização de grandes expositores, por vezes cobrindo paredes inteiras no interior dos pontos de venda, constitui uma forma de manter a visibilidade e aceitabilidade social destes produtos.

Na medida em que o consumo de tabaco é altamente nocivo para a saúde, os consumidores têm o direito de ser devidamente informados quanto aos riscos que lhe estão associados.

Nesse sentido, a inserção de avisos de saúde nas embalagens de tabaco constitui uma forma de informar e alertar para as consequências do seu consumo. Estes avisos podem assumir a forma de mensagens escritas ilustradas por fotografias ou imagens a cores.
 
Vários estudos mostram que a inserção de avisos com imagens chocantes, ilustrativas das diversas doenças provocadas pelo tabaco, nas respectivas embalagens, é um meio efectivo de dissuasão do consumo nos jovens, contribuindo igualmente para que muitas pessoas fumadoras deixem de fumar ou reduzam o consumo.

Assim, a OMS, neste Dia Mundial sem Tabaco, solicita aos Governos que equacionem a adopção de avisos de saúde com imagens, que informem e mostrem a verdade sobre as consequências do consumo de tabaco, dado o baixo custo desta medida e a sua efectividade.

A nível da União Europeia, os Estados-Membros podem optar pela utilização de “advertências combinadas” nos produtos de tabaco, que consistem numa mensagem de saúde inserida numa imagem a cores, a seleccionar de entre um conjunto aprovado de 42 advertências.

Esta medida, de carácter facultativo, foi já adoptada por alguns Estados-Membros da União europeia – Bélgica, Roménia e Reino Unido.

Conheça os avisos de saúde com imagens (advertências combinadas) aprovados pela Comissão Europeia.

Veja também o sítio oficial da Comissão Europeia sobre os avisos de saúde pública sobre o tabaco:
Tabacco Free Initiative (TFI) - World No Tabacco Day, 31 May 2009 

Para obter mais informação sobre o Dia Mundial sem Tabaco, veja os Previous World No Tabacco Days da OMS.

Maio, 2009. Direcção de Serviços de Promoção e Protecção da Saúde