Dia Mundial sem Tabaco - 31 de Maio de 2010
Lutar contra o marketing dos produtos do tabaco dirigido às Mulheres
O tema escolhido pela OMS para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, em 2010, visa chamar a atenção para as estratégias utilizadas pela indústria do tabaco, ao longo de várias décadas, no sentido de aumentar o consumo dos seus produtos por parte das mulheres.
A iniciação do consumo tem lugar, habitualmente, na adolescência ou no início da idade adulta, após um período de aquisição de crenças e expectativas positivas relativamente ao tabaco. Após um período de experimentação irregular, muitos jovens tornam-se dependentes da nicotina, passando a consumidores regulares.
Em Portugal, o consumo de tabaco tem registado, nos últimos anos, um ligeiro decréscimo nos adolescentes do sexo masculino e um aumento nas adolescentes e mulheres jovens.
A tendência de aumento do consumo nas mulheres, que se verifica de modo generalizado em todo o mundo, resulta da conjugação de vários factores, em particular da banalização e da aceitabilidade social do consumo, continuamente reforçadas pelas estratégias de promoção dos produtos do tabaco, especificamente direccionadas para as adolescentes e mulheres.
Nesse sentido, a indústria tem delineado campanhas e produtos do tabaco específicos para atrair o público feminino, associando estes produtos aos conceitos de independência, sofisticação, glamour, magreza, elegância, sucesso, atractivos que diariamente captam novas consumidoras em todo o mundo.
Ignorando o facto de o consumo de tabaco afectar gravemente a saúde quer das pessoas fumadoras, quer das pessoas não fumadoras quando continuamente expostas ao fumo ambiental do tabaco, a indústria procura iludir esta questão, alegando que fumar é um direito de adultos livres.
Fumar é, no entanto, uma opção de adolescentes, nem sempre conscientes dos riscos, e uma dependência nos adultos, capturados pela necessidade diária e compulsiva de consumir, mesmo quando já existem sintomas de doença decorrentes desse consumo.
Para celebrar este Dia, a OMS elaborou um conjunto de materiais informativos que se encontram acessíveis no seu website.
A Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa, em cooperação com o Estabelecimento Prisional de Coimbra, está a desenvolver um projecto-piloto designado "Liberta-te do Tabaco". Este projecto é apoiado financeiramente pela Direcção-Geral da Saúde e tem a duração de 12 meses - 15 de Setembro de 2009 a 10 de Setembro de 2010. Trata-se de um projecto que visa a redução efectiva e sustentada do tabagismo no Estabelecimento Prisional de Coimbra e tem como destinatários fumadores passivos e activos: reclusos e suas famílias e guardas prisionais.
No dia 31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco, teve lugar o Encontro "A Saúde em Liberdade, sem tabaco", na Almedina Estádio Cidade de Coimbra.
Até ao dia 5 de Junho de 2010, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, estará aberta ao público a *Exposição de Pintura "Olhares.Livres de Tabaco" que contempla alguns trabalhos desenvolvidos pelos reclusos durante as sessões de sensibilização e informação sobre os malefícios do tabagismo, onde em contexto grupal, os próprios explanaram a sua criatividade artística ao serviço desta causa.
A organização do evento conta com os apoios da Almedina Estádio Cidade de Coimbra e do Estabelecimento Prisional de Coimbra.