Saúde ambiental - Calor » Verão em segurança » Consumo de álcool

Verão em Segurança

O Verão é a estação do ano que proporciona um consumo de bebidas alcoólicas com maior frequência e em maior quantidade.

Em Portugal, é proibido vender álcool a menores de 16 anos.

O consumo de álcool em excesso para além de provocar efeitos imediatos na saúde, como náuseas e vómitos, o seu consumo prolongado pode aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças, como doença coronária e cerebrovascular, cirrose hepática e outras doenças do fígado, assim como cancros da boca e garganta.

O abuso do álcool pode ter efeitos devastadores na saúde dos indivíduos, nas famílias e na comunidade e colocá-lo a si e aos outros, em situações de grave risco, tanto a nível da sua saúde como da sua segurança.

O álcool afecta as zonas do cérebro que controlam a concentração, coordenação, comportamento e emoções. Consumir muito álcool num curto período de tempo leva à embriaguez, constitui um factor de risco de acidentes, afogamentos, comportamentos sexuais de risco, comportamentos violentos e outros problemas sociais podendo chegar a tingir-se o estado de coma que pode acabar em morte.

Se conduzir, não beba

O consumo de álcool associado à condução é uma das principais causas relacionadas com os acidentes rodoviários. A lei portuguesa pune com multa todos os condutores que circulem com um grau de alcoolémia igual ou superior a 0,5 g/l sangue, ou pena de prisão, com taxas de alcoolémia superiores a 1,2 g/l sangue.