Saúde ambiental - Sistema de informação - SisRH

SisRH – Gestão de resíduos Hospitalares

A aplicação informática para os resíduos hospitalares (RH) insere-se no âmbito do Sistema de Informação em Saúde Ambiental (SISA). Pretende-se com esta aplicação que seja feito um registo, a nível nacional, dos dados de produção de RH e respectivos tratamentos. Dado que até à data a troca de informação relativa aos resíduos hospitalares era feita via papel, tem-se agora com esta aplicação uma forma inovadora de registo e apresentação de informação via web. A aplicação permitirá registar os dados dos produtores e gestores de RH, criando-se deste modo uma base de dados que permitirá o acompanhamento da situação nacional, bem como a atempada avaliação e gestão do risco para o ambiente e saúde pública.

Esta aplicação articula-se com outras aplicações existentes no âmbito da saúde pública, nomeadamente o SARA (Sistema de alerta e resposta adequada) e SISA (sistema de informação em saúde ambiental). A aplicação informática em RH será utilizada a nível nacional por profissionais da DGS, CRSP, SRS e CS, bem como pelos produtores e gestores de RH. Pretende-se também uma articulação com outras entidades com intervenção nesta área, nomeadamente, o Instituto dos Resíduos.