Sistema de monitorização e vigilância sanitária da qualidade da água para consumo humano e recreio
A Divisão de Saúde Ambiental tem em funcionamento o SISA (Sistema de Informação em Saúde Ambiental) desenvolvido no âmbito da monitorização da qualidade da água para consumo humano, águas balneares e águas minerais e de nascente. Este sistema tem vindo a ser alterado de modo a contemplar as evoluções legislativas, bem como as necessidades dos utilizadores. Em Setembro de 2003 entrou em funcionamento a aplicação SisAGUA que substituirá o sistema agora em funcionamento, e que permitirá o acesso à informação via web.
A aplicação SisAGUA permite o registo e a consulta de informação actualizada relativa à qualidade das águas mencionadas, permitindo deste modo a tomada de decisão e uma resposta adequadas e atempadas. Os utilizadores desta aplicação incluem serviços centrais (DGS), regionais (CRSP, SRS) e locais (CS). Estarão incluídos os laboratórios de saúde pública bem como o Instituto Ricardo Jorge.
Pretende-se a articulação com outras aplicações informáticas, como as que são utilizadas por outras instituições, como o Ministério do Ambiente e as entidades gestoras de água. Deste modo, conseguir-se-á obter uma aplicação mais completa e integrada, que constituirá uma ferramenta essencial na elaboração de estudos e relatórios exigidos pela CE no que diz respeiro a Saúde Ambiental.
Na aplicação serão registados os dados de caracterização de sistemas de abastecimento, zonas balneares, bem como características de águas minerais naturais e de nascente. A partir desta caracterização, serão registados os respectivos dados de qualidade da água incluindo os dados obtidos a partir de programas de vigilância sanitária e de programas de controlo. No caso das zonas balneares, além da qualidade da água ter-se-á uma caracterização e classificação de todas a zona envolvente. A aplicação permite a interligação de diferente informação, como por exemplo a ligação entre eventuais ocorrências verificadas e as medidas tomadas no sentido da correcção da situação, bem como a associação entre surtos epidemiológicos e qualidade da água.
Ligação à aplicação SisAGUA (acesso restrito a utilizadores da RIS)
http://10.10.22.19:7779/forms90/f90servlet?config=sisagua