Direção-Geral da Saúde

Orientações Programáticas

Missão

Alcançar os objetivos definidos pela OMS até 2035, tendo como base o valor em 2015: a redução em 95% no número de mortes relacionadas com a tuberculose e a redução em 90% da taxa de incidência de tuberculose. 

Manter a tendência decrescente da taxa de notificação da Tuberculose em Portugal, reduzir o número de dias até ao diagnóstico, promovendo o diagnóstico precoce, melhorar a atuação nos grupos vulneráveis através da articulação com as estruturas comunitárias e sociais e melhorar a prestação de cuidados de saúde em Tuberculose, privilegiando uma resposta centrada no doente.


Estratégias programáticas

A prevenção e cuidados de saúde integrados, centrados no doente, promovendo o diagnóstico precoce de tuberculose e o rastreio sistemático de contactos e de grupos de alto risco, garantindo o tratamento de todas as pessoas com tuberculose, incluindo formas resistentes, mantendo a atividade conjunta tuberculose/VIH e assegurando o tratamento profilático de pessoas com risco elevado e a vacinação nas crianças elegíveis.

Garantir a existência de recursos adequados para o tratamento e prevenção da tuberculose e dinamizar o envolvimento das comunidades, organizações civis e profissionais de saúde do sector público, privado e do sector social.

Promover a investigação e o desenvolvimento de novas ferramentas no diagnóstico de tuberculose, a rentabilização e correta utilização das ferramentas já existentes.