126
N.º Edição
Newsletter
Direção-Geral da Saúde
05 de maio de 2021
Topo
NOTÍCIAS
Comissão Nacional de Erradicação da Poliomielite

O despacho de nomeação dos novos membros da Comissão Nacional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite (CNCEP), constituída por peritos independentes do Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite, foi publicado esta quinta-feira, dia 29 de abril.

A CNCEP integra peritos, de reconhecido valor nas áreas científica, clínica, académica e outras, cujas competências estão definidas no Despacho n.º 8332/2014 de 18 de junho. < ...

Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 5 - 30/04/2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgaram esta sexta-feira o relatório n.º 5 de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19, que inclui os diversos indicadores descritos no documento das Linhas Vermelhas, nomeadamente a incidência a 14 dias e o índice de transmissibilidade (Rt), nacionais e por região de saúde. 

Do presente relatório, destacam-se os seguintes pontos: ...

Programa Nacional de Vacinação manteve cobertura de 99% no primeiro ano de vida

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) da Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou os seus resultados de excelência a nível nacional e internacional, ao longo dos 55 anos da sua existência. Em 2020, o PNV atingiu ou ultrapassou coberturas de 95% até aos 7 anos em todas as vacinas. 

Estes resultados são divulgados pela DGS durante a Semana Europeia da Vacinação (SEV) 2021, que se assinala de 26 de abril a 2 de maio. Esta iniciativa prom ...

Mais um dia sem mortes por COVID-19

O boletim publicado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde indica que não foi registada qualquer morte por COVID-19 nesta quinta-feira, dia 29 de abril. Este é terceiro dia sem óbitos desde que foi registada a primeira morte por COVID-19 em Portugal.

De acordo com o relatório de situação, foram notificados mais 460 casos de COVID-19, o que eleva para 836.439 o total de infetados desde o início da pandemia.

Do total de n ...

DGS publica Norma da vacina Janssen – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta sexta-feira, dia 30 de abril, a Norma da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 da COVID-19 Vaccine Janssen®, com um esquema vacinal de uma dose. 

A recomendação da administração desta vacina em pessoas com 50 ou mais anos de idade relaciona-se com a observação de alguns eventos muito raros, de coágulos em localizações atípicas, principalmente em mulheres nesta faixa etária. 

O ...

DGS e Federação Académica do Porto promovem estilos de vida saudáveis

A Direção-Geral da Saúde, através da Divisão de Literacia Saúde e Bem-Estar, e a Federação Académica do Porto (FAP) promoveram, no dia 28 de abril, o primeiro de um conjunto de workshops para promoção de estilos de vida saudáveis nos estudantes universitários. 

A iniciativa contou com o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e de convidados especialistas na área, bem como com a presença de representantes das  ...

Atualizada a Norma sobre a vacina VAXZEVRIA – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta sexta-feira, dia 30 de abril, a atualização Norma da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 da VAXZEVRIA® (anteriormente designada COVID-19 Vaccine AstraZeneca®). 

Além da atualização da designação da marca da vacina, a VAXZEVRIA® passa a ser recomendada para pessoas com 60 ou mais anos. 

A recomendação da administração desta vacina em pessoas com 60 ou mais anos de id ...

DGS assinala último dia do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, assinala o último dia do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância (30 de abril). 

Com esta iniciativa, pretende-se envolver a sociedade para a necessidade de responsabilização de todas as pessoas na prevenção e combate contra os maus-tratos na infância.

Se és criança ou ado ...

Grupo de Trabalho sobre Saúde Global discute estratégia no âmbito da UE

Realizou-se hoje a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Saúde Global (WGGH), por videoconferência, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O encontro teve como tema de discussão o progresso na estratégia da saúde global na União Europeia (Progress on EU Global Health Strategy) e contou com a presença de 25 representantes de sete Presidências, três peritos de Estados Membros, um perito da Organização Mundial ...

Projeto de mobilização social com Ordem dos Médicos Dentistas

A Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas, promoveu, esta terça-feira, mais uma formação (zoom) de microinfluenciadores, que contou com a participação de mais de 240 médicos dentistas. 

Esta foi mais uma iniciativa integrada no Projeto de Mobilização Social que a DGS iniciou em março de 2020, com o objetivo de formar microinfluenciadores sociais para a difusão de informação fidedigna e clara à população ...

DGS - Direção-Geral da Saúde.

Alameda D. Afonso Henriques, n.º 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal

Telef: +351 218 430 500 | Fax: +351 218 430 530 | E-mail: geral@dgs.min-saude.pt

Caso não pretenda receber informações da DGS clique aqui para cancelar a subscrição.