Documentos e Publicações

Doenças Reumáticas - Manual de Auto-ajuda para Adultos

O Reumatismo, uma palavra cuja origem remonta aos tempos de antes de Cristo, não existe.

Com efeito, naquela época em que as causas das doenças eram atribuídas aos humores (sanguíneo, biliar, etc.), o reumatismo, que significa “eu corro”, era uma serosidade (humor) fria que, vinda do cérebro, corria sobre as articulações.

Já viram maior disparate em pleno século XXI?

E, no entanto, a maioria das pessoas, e até alguns médicos, continuam a considerar o reumatismo uma doença.

Não existe reumatismo, existem doenças reumáticas, cujo número é superior a uma centena, e cujo tratamento é diferente de umas para as outras. Grande número de doenças reumáticas ainda não tem cura, mas tem tratamento, que é tão ou mais eficaz do que o tratamento de outras doenças crónicas incuráveis, como a diabetes, a hipertensão arterial, a asma e muitas outras. Para isso, porém, é necessário que o diagnóstico seja precoce, isto é, efectuado no início da doença, e o tratamento seja, também, precoce e adequado a cada uma das muitas doenças reumáticas.

A colaboração dos doentes é, igualmente, indispensável. Sendo assim, o objectivo deste livro é proporcionar informação actualizada e cientificamente correcta acerca das características clínicas das principais doenças reumáticas e do seu tratamento, o que em Portugal interessa a mais de um milhão de pessoas que sofrem de espondilose e outras osteoartroses, osteoporose, lombalgias (dores nas costas), fibromialgia, artrite reumatóide, espondilartrite anquilosante, lúpus e muitas outras doenças reumáticas.