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Relatório do Sistema SIM-Cidadão 2011

Relatório do Sistema SIM-Cidadão 2011

Foram apresentadas 54675 exposições, mais 5075 que em 2010 (+9%), 91%  das quais são reclamações, sendo o pessoal médico o mais visado (46%) seguido dos dirigentes (24%).

No todo nacional, as causas mais invocadas foram o "tempo de espera no serviço de urgência". Nas unidades hospitalares, as principais causas referem-se a tempos de atendimento (27%) enquanto que nas unidades de cuidados de saúde primários as causas mais referidas devem-se à dificuldade no acesso a consultas (19%).

O serviço mais referido nas reclamações foi o "serviço de urgência".

Os tempos médios de resposta às reclamações tiveram um decréscimo de 33% (para 50 dias até à resposta final ao Cidadão), mas algumas unidades têm valores muito mais altos, havendo ainda reclamações pendentes de resposta a pedidos de audição há mais de 30 dias e reclamações com resposta ao cidadão em atraso (>30 dias).

O relatório recomenda  a retificação das causas que conduziram às reclamações apresentadas pelos Cidadãos junto das unidades prestadoras, nomeadamente no que se refere aos tempos de atendimento nos serviços de urgência, ao acesso a consultas médicas nos cuidados de saúde primários e às questões relacionais; e um maior acompanhamento dos indicadores de desempenho em sede do Sistema SIM-Cidadão, por parte dos órgãos de administração competentes.