Histórico de Destaques

Cerca de 22 000 crianças já foram vacinadas gratuitamente contra a doença pneumocócica

Programa Nacional de Vacinação

A vacina contra infeções por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) faz parte do Programa Nacional de Vacinação desde 1 de Julho para as crianças nascidas em 2015 sendo também gratuita para pessoas pertencentes a grupos de risco clínico.

Esta vacina previne infeções por pneumococos e particularmente, a Doença Invasiva Pneumocócica (DIP) que se manifesta por meningite, septicémia, pneumonia e outras doenças. Previne ainda outras patologias como a otite, que se destaca pela sua frequência.

Até 11 de Agosto foram administradas gratuitamente 21.236 doses da vacina Pn13 (Prevenar13Ò). No 1º mês de vacinação gratuita (julho), foram vacinadas 18.500 crianças no âmbito do PNV e outras pessoas de grupos de risco clínico mediante indicação médica, como se verifica no quadro seguinte.

Idade              Nº Vacinas Administradas

< 1 Ano          18177
1 Ano                   53
2 Ano                     4
3-4 Anos                4
7+ Anos             261
Total               18499

Fonte: Plataforma Sim@SNS

O primeiro mês de vacinação com a vacina Pn13 (Prevenar13Ò) decorreu de acordo com o ritmo esperado, sem problemas quer no fornecimento e distribuição quer na administração das vacinas e com uma boa participação e adesão dos cidadãos à vacinação.

Assim, é de esperar que, tal como acontece com as outras 12 vacinas do Programa Nacional de Vacinação, se venham a observar elevadas taxas de cobertura com a vacina Pn13 (Prevenar13Ò) com  os correspondentes ganhos em saúde.

Relembra-se que:

  • a vacinação com a vacina Pn13 (Prevenar13Ò) é gratuita para todas as crianças nascidas desde 1 de janeiro de 2015. Contacte a sua unidade de saúde para combinar a vacinação da sua criança.
  • A vacina é também gratuita para alguns grupos de risco mediante indicação médica.
  • A vacina Prevenar13® é comparticipada para os cidadãos com receita médica que se dirijam a uma farmácia.

Vacine-se, as vacinas salvam vidas!