Histórico de Destaques

DGS assina acordo de colaboração para estudar o envelhecimento ativo e saudável

Envelhecimento ativo e saudável

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinou, no dia 4 de fevereiro, um acordo-quadro de colaboração com a Fundación General de la Universidad de Salamanca, a Fundación General del Consejo Superior de Investigaciones Científicas e a Universidade do Algarve para desenvolver projetos de investigação e iniciativas relacionadas com envelhecimento da população. 

O processo global de envelhecimento da população, resultante do aumento progressivo da esperança de vida e da redução das taxas de natalidade, coloca desafios semelhantes em Portugal e Espanha. De acordo com diferentes estudos populacionais, a faixa etária da população com mais de 65 anos crescerá mais de 21% até 2050. Tanto no caso português como no espanhol, estas previsões ultrapassam os 30%.A nova pirâmide populacional exigirá também profissionais do Sistema Nacional de Saúde que, a partir das suas respetivas área de especialização, possam compreender o envelhecimento de uma forma integradora, pelo que esta será uma das pedras angulares das ações a desenvolver no âmbito desta colaboração.

O acordo agora assinado pretende potenciar esta investigação levada a cabo por equipas interdisciplinares, visando também a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de apresentar um projeto no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) da União Europeia.