Histórico de Destaques

Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

A Direção-Geral da Saúde esclarece:

1. Sobre o Projeto CHECKPOINTLX: Em dezembro de 2014, a DGS e o Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA abriram novo concurso que permitiu o financiamento, por um período de dois anos (2015-2017), do projeto CHECKPOINTLX, com vista à manutenção do serviço disponibilizado no seguimento da luta contra o VIH/SIDA.

O montante atribuído para financiamento foi de 200 mil euros para os dois anos.

O financiamento aprovado já foi endereçado ao GAT - Grupo Português de Ativistas sobre Tratamento de VIH/SIDA, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) responsável pela gestão deste serviço.

O Projeto CHECKPOINTLX, gerido pelo (GAT) consiste num centro de referência de rastreio do VIH através da realização de testes rápidos para a população de homens que têm sexo com homens, promovendo o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento através do aconselhamento interpares.

O financiamento será dirigido para realização dos testes rápidos da infeção por VIH, sífilis e hepatite C. Este último realizado segundo uma avaliação de critérios de risco.

Embora reconhecendo a importância e resultados da consulta de infeções sexualmente transmitidas no CHECKPOINTLX, as características do concurso não permitiram incluir esta atividade.

2. Sobre o Projeto CHECKLIST: A consulta médica para diagnóstico e tratamento de infeções  sexualmente transmissíveis dirigida a homens que têm sexo com homens, denominada Projeto CHECKLIST (distinto do anterior), foi financiada em 75% durante 3 anos, até 31 de dezembro de 2014, no montante de 34 302,12€ por ano.

A DGS, em articulação com a ARS LVT e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), continua a procurar uma solução duradoura para reposição daquela consulta.