Histórico de Destaques

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites - 18 a 25 de novembro

Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites - 18 a 25 de novembro

"Testar, Tratar, Prevenir" este é o lema da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que entre os dias 18 e 25 de novembro chama a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais.  

Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH. Posteriormente, em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou o seu âmbito de intervenção ao rastreio às hepatites B e C, prevalentes em alguns dos grupos mais vulneráveis à infeção pelo VIH.

O Programa Nacional para a Infeção VIH, Sida e Tuberculose e o Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde lançou um Folheto Informativo que pretende alertar para o diagnóstico e tratamento precoce das infeções.

Em Portugal, aproximadamente metade das pessoas que são diagnosticadas com infeção por VIH apresentam sinais e sintomas de doença avançada e, por isso, em alto risco de desenvolver complicações graves e potencialmente mortais.

Tal como a infeção por VIH, as hepatites C e B são um importante problema de saúde pública na União Europeia, incluindo Portugal. Apesar das limitações da informação dos sistemas de vigilância das hepatites víricas, os dados disponíveis indicam que os vírus das hepatites C e B e o VIH transmitem-se por:

     a) via parentérica,  através da partilha, com pessoas infetadas por estes vírus, de material utilizado para preparação e consumo de drogas ilícitas, de medicamentos (por exemplo esteroides anabolizantes em ginásios) injetáveis e de material não esterilizado para tatuagens e piercing;

     b) via sexual, particularmente, as infeções por VIH e VHB e, no caso da infeção por VHC em algumas práticas sexuais com parceiro(a)s infetado(a)s e;

     c) da grávida para o recém-nascido em situações de gravidez não vigiada ou tratada de acordo com as infeções em causa.

"Quanto mais cedo conhecer o seu diagnóstico de VIH, VHC e VHB, mais rapidamente poderá beneficiar do efeito dos tratamentos de VIH e de VHB, melhorar a sua qualidade de vida e longevidade e ser curado para VHC".

Saiba onde pode fazer o teste em www.pnvihsida.dgs.pt.