Literacia em Saúde

Apresentação

A Literacia em Saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida. 

É definido este conceito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”. 

A promoção da Literacia em Saúde, junto das pessoas, das comunidades, e das organizações, constitui-se como uma importante oportunidade e desafio da Saúde Pública. Na população portuguesa os estudos apontam para que 5 em cada 10 pessoas da população têm níveis reduzidos de Literacia em Saúde. A melhoria destes valores apresenta-se como uma oportunidade estratégica que poderá ter impactes diretos na saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

É claro o potencial para aumentar o investimento na área da Literacia em Saúde. Neste âmbito, em 2019, a Direção-Geral da Saúde lançou o Plano de Ação para a Literacia em Saúde - PORTUGAL 2019-2021 com os seguintes objetivos:

  1. Adotar estilos de vida saudável (contexto diário)
  2. Capacitar para a utilização adequada (Sistema de Saúde)
  3. Promover o bem-estar (na doença crónica)
  4. Promover o conhecimento e a investigação




O sucesso e o desenvolvimento do Plano depende da estreita articulação e trabalho com os parceiros estratégicos.

Aceda ao Plano de Ação para a Literacia em Saúde - PORTUGAL 2019-2021 aqui: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/plano-de-acao-para-a-literacia-em-saude-2019-2021-pdf.aspx.  


Relatórios e publicações


Ligações úteis