Programa Nacional de Eliminação do Sarampo

 

A Organização Mundial da Saúde divulgou um comunicado, em março de 2017, em que alertou para o agravamento da situação do sarampo em vários países da Europa.

A ocorrência de surtos de sarampo em alguns países europeus, devido à existência de comunidades não vacinadas, colocou Portugal em elevado risco.

Não há razões para temer uma epidemia de grande magnitude, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida porque foi vacinada ou teve anteriormente a doença.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo evoluir gravemente. A vacinação é a principal medida de prevenção contra esta doença e é gratuita.

O Programa Nacional de Vacinação recomenda a vacinação com duas doses, aos 12 meses e aos 5 anos de idade.

Comunicados e Atualizações

 

Legislação

  • Despacho n.º 3668-A/2017 dos Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e Adjunto e da Saúde que determina que os estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário devem comunicar quais os alunos que não se encontrem com a vacinação recomendada atualizada de acordo com o Programa Nacional de Vacinação.

 

Normas e Orientações

 

Cartazes

 

Sessões de divulgação da DGS aos profissionais de saúde - ano 2013

O Programa Nacional de Eliminação do Sarampo é coordenado pela Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde (DSPDPS) da DGS. Está em linha com as orientações do Gabinete Europeu da Organização Mundial da Saúde e prevê a eliminação do sarampo na Europa no ano 2015.

De acordo com a estratégia de comunicação do Programa, a DSPDPS implementou o respetivo plano de divulgação por todas as Regiões de Saúde, que foi iniciado em 24 de setembro de 2013 na Região Norte. Já foram realizadas oito sessões de divulgação nas Regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e na Região Autónoma da Madeira.

Saiba mais...

  • Objetivos
    Capacitar profissionais de saúde envolvidos no Programa Nacional de Eliminação do Sarampo, de acordo com a recente atualização (Norma nº 006/2013, de 2/04/2013), para que possam:
    • Operacionalizá-lo com eficácia e eficiência
    • Formar outros colegas dos serviços nas ARS/RA respetivas
       
  • Destinatários
    Definidos a nível regional.
     
  • Conteúdos e preletores
     
  • Ações de divulgação a nível regional e local
    Os profissionais formados pela equipa da DGS são responsáveis por reproduzir as sessões de divulgação a nível regional e local, que serão organizadas em colaboração com os Departamentos de Saúde Pública Regionais.
    Os documentos disponibilizados neste página poderão ser utilizados como material de apoio a estas sessões de divulgação.
    A DGS acompanhará o curso das atividades de divulgação a nível regional e local.

Quaisquer dúvidas ou questões poderão ser colocadas à DGS através do e-mail: vacinas@dgs.pt.