- Nome: Júlio Paulo Candeias Pedro
- Data de nascimento: 7 de julho de 1969
- Despacho de nomeação
Registo Académico e Profissional
Júlio Paulo Candeias Pedro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusófona (1999) e especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (2002). Adicionalmente, completou programas de formação avançada em gestão de instituições de saúde, incluindo o PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde pela AESE - Escola de Direção e Negócios (2008) e o «Mastering Health Care Finance» pela Université de Lausanne/Harvard Medical School (2007). Possui ainda o curso de Enfermagem Geral pela Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, com equivalência a bacharelato (1991).
Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou funções de relevo em diversas instituições de saúde. Desde 2022, é assessor do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Santa Maria - Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Anteriormente, foi vogal do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (2018-2022), do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (2014-2018) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) (2010-2014). Exerceu também como vogal executivo do conselho de administração do Hospital do Litoral Alentejano (2006-2010) e como administrador hospitalar nos Hospitais Egas Moniz e São José, com responsabilidades na área de produção cirúrgica e aprovisionamento (2002-2006). Iniciou a sua trajetória profissional como enfermeiro no Centro Hospitalar Capuchos/Desterro, onde exerceu entre 1991 e 2002.
Integra a carreira de administração hospitalar como administrador hospitalar do 2.º grau desde setembro de 2022, onde ingressou como administrador do 4.º grau em janeiro de 2008, com colocação no Hospital de Santa Maria.
Na esfera académica, é docente na pós-graduação de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Lusíada desde 2016, lecionando módulos nas áreas de gestão estratégica, planeamento e liderança. É também orientador de estágios instrucionais, trabalhos de campo da Escola Nacional de Saúde Pública e de teses de mestrado de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico. Tem contribuído para publicações técnicas e científicas com foco na gestão e economia da saúde.
Participou ativamente em diversos grupos de trabalho e comissões no setor da saúde, incluindo a coordenação da revisão do Regulamento de Transporte de Doentes por Via Terrestre e a colaboração com a Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência. Foi presidente e membro de júris em concursos públicos para dirigentes intermédios de organismos da Administração Pública e Sector Empresarial do Estado. É membro da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), onde tem contribuído para o desenvolvimento e inovação no setor hospitalar.
