Comité de Alto Nível de Saúde Pública

O Comité de Alto Nível de Saúde Pública reúne-se em Lisboa nos dias 7 e 8 de Novembro. Tem como objectivo identificar temas prioritários no âmbito da Saúde Pública que deverão ser desenvolvidos envolvendo todos os Estados-Membros da União Europeia e que, por esta razão, devem constar da agenda da Comissão Europeia.

A reunião será organizada pela Comissão Europeia com o apoio logístico da Direcção-Geral da Saúde e irá decorrer em Lisboa, no Hotel Pestana Palace.

O CASP é um corpo consultivo informal dos serviços da Comissão Europeia (CE). É composto por altos funcionários de saúde dos Ministérios da Saúde dos Estados Membros da EU e dos países candidatos à adesão. Reúne duas por ano e opera através de um conjunto de grupos de trabalho que cobrem com profundidade várias áreas políticas de saúde pública.

Portugal é representado no Comité de Alto Nível de Saúde Pública pelo Subdirector-Geral da Saúde, Dr. José Robalo. O Comité tem como principais funções:

- Aconselhar a CE sobre matérias relacionadas com o desenvolvimento da estratégia de saúde pública da UE, incluindo a definição, a nível político, de novas iniciativas e actividades; aconselha, ainda, sobre as articulações a estabelecer entre a política europeia de saúde pública e outras áreas políticas;
- Promover o debate e a troca de informação relativamente a importantes desenvolvimentos relacionados com a saúde a nível Europeu e nos Estados-Membros. Além da discussão estratégica, o Comité de Alto Nível de Saúde Pública permite uma disseminação e uma troca de informação entre os Estados-Membros sobre os desenvolvimentos ao nível da saúde na UE.

Agenda da reunião (brevemente disponível)

Contactos:
José Robalo, Subdirector-Geral da Saúde (jrobalo@dgs.pt)