Direção-Geral da Saúde

Doença dos Legionários. Conhecimento e Prevenção.

O programa “Doença dos Legionários. Conhecimento e Prevenção” tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, de acordo com as suas possibilidades, as atividades  consideradas adequadas como resposta à problemática que lhe deu origem, as quais se pautam pelos objetivos gerais enunciados por altura do início do programa, em 2002, a saber:

• Melhorar as condições operacionais da atividade clínica desenvolvida nos estabelecimentos do S.N.S., no respeitante ao diagnóstico da doença dos legionários;
• Desenvolver a capacidade técnica dos serviços de saúde pública, de pesquisa e de apoio ao controlo de legionelas nas situações ambientais propiciadoras do aparecimento de casos de infeção humana, em particular da doença dos legionários;
• Aumentar os níveis de desempenho dos protagonistas sociais e empresariais, no respeitante às medidas conducentes à prevenção e à eliminação de nichos ambientais de risco favoráveis à proliferação de legionelas.

Com estes intuitos, a equipa regional do programa enfatizou a atividade pedagógica, realizando ações de divulgação e ações de formação. Igualmente, teve o cuidado de redigir textos técnicos adequados aos diferentes tipos de abordagem operacional. Entretanto, têm sido asseguradas numerosíssimas averiguações ambientais sobretudo em estabelecimentos hoteleiros e hospitalares mas também noutros tipos de instalações e de edifícios e em apoio a serviços de saúde pública de âmbito local.

 

Conteúdos disponíveis

Baseados na convicção de que o leitor, ao consultar esta página, fundamentalmente pretende obter informação técnico-científica, e querendo nós disponibilizar os saberes entretanto acumulados, optámos por apresentar neste microssítio conteúdos que permitam a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos em várias vertentes que fazem parte desta área temática. São eles o caso da apresentação em 33 diapositivos da comunicação introdutória Aspetos Ambientais da Doença dos Legionários (novo) , o manual de boas práticas Prevenção nos Estabelecimentos Hoteleiros da Doença dos Legionários  (versão de maio de 2011) e a brochura dirigida à atividade clínica Doença dos Legionários. Protocolo de Diagnóstico. Na mesma perspetiva editorial, disponibiliza-se o manual de boas práticas Prevenção nos Balneários da Doença dos Legionários (versão de maio de 2011).

Ainda com o mesmo propósito informativo aconselha-se ao leitor interessado a consulta do texto de referência constituído pelo protocolo do EWGLI (European Working Group for Legionella Infections) The European Guidelines for Control and Prevention of Travel Associated Legionnaires’ Disease .

Com o intuito de tornar mais acessível a prática dalgumas tarefas que presumivelmente não integram a rotina do dia a dia do consulente, apresentamos o texto Técnicas de Colheita de Amostras e os suportes para Registos de Determinações. Ainda nesta linha de divulgação, disponibilizamos, visando as águas sanitárias dos balneários, a ficha de registo de dados Águas sanitárias em balneários de recintos desportivos, de estabelecimentos sociais, empresariais e de ensino (novo).

Em relação com os ambientes de recintos desportivos aquáticos, de clubes de manutenção física e de congéneres, disponibilizamos o texto técnico Jacúzis e banheiras de hidromassagem – Manual das boas práticas para controlo de riscos  (edição de 2011) e a apresentação do IV Encontro de Saúde em Piscinas: Jacúzis - Boas Práticas − Pacheco P.; Esteves A.S..

Lisboa, 18 de maio de 2011

António Carlos Sousa Esteves (até 31 de maio de 2011)
Vera Pereira Machado