O Exército, através do Elemento de Defesa Biológica Química e Radiológica (ElDefBQR) realizou um vídeo de divulgação da sua participação no Plano de Contingência Nacional do Setor da Saúde para a Doença por Vírus Ébola.
Esta participação tem sido alvo de uma preparação específica e focada nos possíveis cenários de atuação. Neste âmbito, o ElDefBQR poderá ser chamado a executar a descontaminação terminal de infraestruturas e de viaturas onde tenham permanecido doentes contaminados pelo vírus Ébola.
Esta missão contribui para o cumprimento do Objetivo Estratégico do Exército para o Biénio 2015-2016 “Incrementar o apoio à proteção e salvaguarda de pessoas e bens”, explorando sinergias na Linha de Ação “Consolidar o desenvolvimento das capacidades de defesa NBQR, apoiando as entidades competentes na prevenção, deteção, identificação e descontaminação NBQR”.
A sólida interação entre a componente operacional e a componente laboratorial/ técnica do ElDefBQR, aliada ao treino e aos bons resultados comprovados laboratorialmente, permitem garantir uma resposta segura credível e eficaz, dando o Exército um importante contributo para o combate a esta ameaça.
O Exército, através do Elemento de Defesa Biológica Química e Radiológica, poderá ser chamado a executar a descontaminação terminal de infraestruturas e de viaturas onde tenham permanecido doentes contaminados pelo vírus Ébola.