Aguarde um momento, por favor...

SNS
DGS - ÉBOLA
SIMULAÇÃO DE CASO SUSPEITO DE ÉBOLA COM CATARINA FURTADO, DIA 1 DE NOVEMBRO DE 2014

Catarina Furtado participou num exercício de demonstração dos comportamentos a adotar em caso de suspeita de Doença por Vírus Ébola.

A apresentadora e atriz associou-se à Direção-Geral da Saúde (DGS), na divulgação de mensagens de prevenção e controlo da doença por vírus Ébola. As principais mensagens a transmitir à população centraram-se nos sinais e sintomas relacionados com o Ébola; na relação existente entre o contacto com doentes infetados ou estadia num país onde existe surto e o aparecimento de doença (link epidemiológico); principal procedimento a adotar em caso de suspeita de doença por Vírus Ébola: Contacto telefónico para a Linha Saúde 24 - 808 24 24 24.

A DGS agradece a Catarina Furtado pela sua colaboração e ao Hotel Holiday Inn Lisbon - Continental pela disponibilização do seu espaço para as filmagens.

Poderá visualizar nas fotografias abaixo as diferentes etapas desta demonstração.

 



Principal procedimento a adotar em caso de suspeita de doença por Vírus Ébola: Contacto telefónico para a Linha Saúde 24 - 808 24 24 24.

 
 
 
 
 

Catarina Furtado cumpre as recomendações da DGS e telefona para a Linha Saúde 24.

 

Descreve: mal-estar, dores de cabeça, febre, dores abdominais e musculares. Estadia na Libéria há 10 dias, no âmbito das Nações Unidas.

 

É questionada sobre a sua situação clínica, sendo esclarecida sobre os procedimentos de precaução que deve adotar perante ser um caso provável de Ébola.


 
 
 
 
 

Acionada a ambulância para o transporte da Catarina Furtado para Hospital de Referência - Hospital Curry Cabral.

 

Explicação dos técnicos INEM sobre como se irá processar a deslocação na ambulância.

 

Transporte na ambulância com todos os procedimentos adequados para a sintomatologia apresentada.


 
 
 
 
 

Chegada ao hospital e entrada diretamente para o Serviço de Infeciologia.

 

Conferência de Imprensa realizada no fim da demonstração com a presença do Ministro da Saúde, do Diretor-Geral da Saúde, do Presidente do INEM, do Presidente do INSA e do Diretor de Serviço de Infecciologia do Curry Cabral.

 

Declarações de Catarina Furtado sobre a demonstração, contribuindo assim para o esclarecimento e informação dos cidadãos sobre o Ébola.