Histórico de Destaques
DGS apresentou Relatórios de Avaliação da Campanha de Vacinação Sazonal 2024-2025 e do PNV 2024 em Faro

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou, a 25 de junho de 2025, os Relatórios de Avaliação da Campanha de Vacinação Sazonal contra a COVID-19 e contra a Gripe 2024-2025, e do Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2024, no Auditório da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, em Faro.
O evento, que juntou cerca de uma centena de participantes, entre profissionais de saúde e representantes das diversas entidades parceiras, contou com a presença do Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, que aproveitou o momento para agradecer o empenho de todos nos excelentes resultados alcançados.
«A inovação foi e continuará a ser uma marca do nosso percurso presente. Introduzimos novas vacinas e a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Mas não só. Também trouxemos inovação no processo de monitorização e processo logístico”, destacou André Peralta Santos, realçando “a colaboração contínua e eficaz de múltiplos parceiros públicos, privados e sociais. Desde a Direção Executiva do SNS, do SUCH, SPMS, INFARMED, a ANF, da AFP e da ADIFA, entre outros parceiros”.
O Subdiretor-Geral da Saúde sublinhou, ainda, que “pela primeira vez apresentamos as coberturas vacinais ao nível do município. Isto permite que cada equipa, a nível local, possa entender os fenómenos que influenciam a confiança na vacinação. Este é um caminho que estamos a fazer para uma Saúde Pública de precisão".
Após a sessão de abertura, Bruno Alves e Susana Cardoso, da Unidade de Vacinas, Imunização e Produtos Biológicos (UVIB) da DGS, apresentaram os principais resultados e conclusões da avaliação do Programa Nacional de Vacinação 2024 e da Campanha de Vacinação Sazonal Gripe/COVID-19 2024-2025, destacando as elevadas coberturas vacinais de todas as vacinas incluídas no esquema geral recomendado no PNV, e da vacinação sazonal Gripe e COVID-19 respetivamente, assim como, a apresentação pela primeira vez dos dados desagregados por município e ULS.
«Lições aprendidas e recomendações» foi o mote para o painel seguinte que juntou representantes de várias entidades parceiras no processo de vacinação, em particular do Grupo Operacional da Vacinação Sazonal. No decorrer do debate foi destacada a importância destas parcerias, da articulação, do diálogo e colaboração entre todos para os resultados alcançados, bem como a necessidade de avaliar o presente, analisar as dificuldades e os constrangimentos com os quais os profissionais ainda se deparam no dia a dia, para que, em conjunto, consigam continuar a melhorar as condições para assegurar uma estratégia interinstitucional cada vez mais eficaz da capacidade de resposta rápida e fomentar a confiança dos cidadãos na vacinação.
A terminar, Natália Pereira, Chefe de Equipa da UVIB, traçou uma breve perspetiva das principais linhas orientadoras da DGS para responder aos desafios atuais e futuros nas próximas campanhas, reforçando o papel estratégico da vacinação, da transparência, do rigor e do forte compromisso como pilares centrais da Saúde Pública em Portugal.
Os Relatórios encontram-se disponíveis aqui.
