Histórico de Destaques
DGS debate cuidados de saúde sob a perspetiva do utente no Cascais International Health Forum

A Direção-Geral da Saúde (DGS) organizou, a 21 de março de 2025, uma sessão no Cascais International Health Forum dedicada ao tema “Saúde centrada nas pessoas: a perspetiva dos utentes no estudo PaRIS”. O PaRIS é um inquérito internacional promovido pela OCDE, cujos resultados foram recentemente divulgados, abrangendo 107 000 utentes em 19 países, incluindo Portugal.
O painel contou com a participação de André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde; Paulo Gonçalves, Presidente da RD Portugal (União das Associações das Doenças Raras de Portugal); Adelaide Belo, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Integrados (PAFIC); Paulo Sousa, Professor na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); e Débora Miranda, Gestora de Comunicação do PaRIS na DGS, que moderou a discussão.
No início da sessão, os resultados do PaRIS foram apresentados, destacando-se que Portugal apresenta um desempenho inferior à média da OCDE na experiência dos doentes crónicos com os cuidados de saúde. Um dos principais desafios identificados foi a coordenação entre os diferentes níveis de cuidados.
O painel destacou o tempo de consulta como fator valorizado pelos utentes, tendo Portugal um bom desempenho neste aspeto. Na relação entre profissionais e utentes, deve ainda haver um esforço para capacitar as pessoas no sentido de gerirem a própria saúde, doença e cuidados.
Os participantes concordaram que, apesar de alguns resultados não tão elevados, o estudo fornece evidência essencial para melhorar o sistema de saúde.
André Peralta-Santos garantiu, no encerramento da sessão, que a DGS está a trabalhar na disseminação dos resultados do PaRIS e na sua tradução em melhorias concretas, o que exigirá “um verdadeiro movimento, envolvendo associações de doentes, profissionais de saúde e decisores políticos”.
Para saber mais sobre este projeto e acompanhar as próximas iniciativas, a mailing list PaRIS está disponível para subscrição.
