Histórico de Destaques

DGS reforça parceria na área da prevenção da violência com Ordem dos Psicólogos

DGS_OPP_parceria na área da prevenção da violência

 

O Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV) promoveu uma reunião com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) no dia 8 de maio para reforçar a cooperação na área da prevenção da violência. Especificamente, o objetivo foi abordar as três áreas de atuação do Programa: Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida e Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.

Tendo em conta a importância das ciências psicológicas para as boas práticas em matéria de prevenção e intervenção de situações de violência em todo o ciclo vital, foram discutidas estratégias comuns, nomeadamente nas áreas da literacia, formação e práticas baseadas em evidência.

Em análise estiveram também outras áreas críticas da intervenção dos/a psicólogos/a do SNS, destacando-se o acesso aos sistemas de informação, em particular ao Registo Clínico de Violência em Adultos, integrado no Registo de Saúde Eletrónico-Área do Profissional (RSE-AP). Este assunto é particularmente relevante dado que, tanto os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em Adultos, existentes em cuidados de saúde primários e hospitais, têm um profissional de psicologia alocado/a em 66% das equipas. 

O trabalho multidisciplinar integrado é crucial na abordagem ao fenómeno da violência. Com parecer positivo formal da OPP, no que respeita ao acesso dos/as psicólogos/as do SNS à RSE-AP, ESTE acesso encontra-se em análise pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE.

Outro dos assuntos abordados, diz respeito à necessidade de intervenção conjunta na revisão dos algoritmos relacionados com situações de violência no âmbito da Linha de Apoio Psicológico do SNS24, incluindo alinhamento com os protocolos e orientações técnicas já existentes para cuidados de saúde primários e hospitalares, bem como garantia de continuidade de cuidados através da referenciação à Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em Adultos.

 Mais informação:

Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida