O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) foi criado em 2016 e tem como documento orientador a Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF). Funciona em harmonia com o Plano Nacional de Saúde e com as principais orientações internacionais na área, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde. Em baixo, estão destacadas algumas das suas iniciativas.


| Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio - A Atividade Física Chama Por Si" |
A campanha foi avaliada formalmente, com a colaboração da Associação Mutualista Montepio, tendo os seus resultados preliminares revelado um efeito positivo, com significância estatística (p<0.001), nos inquiridos ao nível da competência percebida para a prática de atividade física (mesmo quando se possa "ter pouco tempo"; "não estar na melhor forma física" ou "não ter equipamento específico"), na oportunidade percebida para a prática de atividade física (como, por exemplo, a "integração de atividade física no dia a dia" e perceção de "oportunidades para se ser ativo na zona de residência"), na motivação e gosto pela prática de atividade física (bem como de considerar que fazer atividade física é agradável e interessante). Os resultados verificaram-se igualmente positivos (p<0.001) em relação ao próprio nível de atividade física reportado pelos inquiridos (menor proporção da amostra na categoria com baixo nível de atividade física e maior nas categorias de moderado e elevado nível de atividade física). A conceção desta campanha teve por base princípios motivacionais e comportamentais validados cientificamente e seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública. Esta campanha tem a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol.
O comentário do Professor Adrian Bauman, diretor do Collaborating Centre on Physical Activity, Nutrition and Obesity da Organização Mundial da Saúde, de apoio a estes resultados e suas implicações para a Saúde Pública pode ser visualizado AQUI:
Os resultados preliminares da campanha "Siga O Assobio" podem ser consultados AQUI:
_____________________________________________
| Implementação do Projeto-Piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde |
Está em curso a implementação do projeto-piloto definido no Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, em treze unidades de saúde das cinco Administrações Regionais de Saúde do país. Veja o vídeo abaixo, que mostra como a atividade física tem vinda a ser promovida no Serviço Nacional de Saúde.
_____________________________________________
| Portugal Segue o Assobio: Lançamento do Relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física 2019 e Apresentação dos Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio" |
Realizou-se a 19 de setembro de 2019 o evento de lançamento do Relatório 2019 do PNPAF, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa (programa AQUI). O evento incidiu sobre a apresentação das principais atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo de 2018-2019 e contou com a participação dos Secretários de Estado da Saúde e da Juventude e Desporto, da Diretora-Geral da Saúde, do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Lisboa.

________________________________________

________________________________________
________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________
DGS-PNPAF integra Consórcio Europeu "EU Physical Activity on Prescription" | A DGS, através do PNPAF, integra um projeto recentemente aprovado pela Comissão Europeia, incluindo no seu consórcio organizações de 10 países (Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Alemanha, Malta, Dinamarca, Lituânia e Bélgica). Este projeto, enquadrado no 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia, visa a implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde. Tem como objetivo transferir o modelo sueco de prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários para outros países europeus, de forma adaptada às diferentes realidades, perspetivando a criação de um modelo europeu de prescrição da atividade física amplo, versátil e integrador. Com uma duração de 36 meses, o projeto teve a sua 1ª reunião a 28 de março, na sede da CHAFEA, na cidade do Luxemburgo. Portugal terá a responsabilidade e liderança no pacote de trabalho destinado à implementação da prescrição da atividade física nos diferentes países participantes, o qual consiste na tarefa mais central e significativa de todo o projeto.

________________________________________
Programa apoiado pelo PNPAF/DGS no âmbito do protocolo assinado com a FMH e FPF | Evidência científica publicada recentemente revelou que o programa europeu de alteração de estilos de vida EuroFIT é efetivo no aumento dos níveis de atividade física dos participantes, bem como na melhoria de outros parâmetros de saúde, como a alimentação, o peso corporal e biomarcadores de saúde cardiometabólica. Estes importantes resultados - que podem ser consultados AQUI - vêm reforçar o papel promissor que este tipo de programas pode desempenhar no âmbito da promoção da saúde. O EuroFIT foi alvo de protocolo assinado em 2017 entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Faculdade de Motricidade Humana e a Direção-Geral da Saúde para a sua disseminação nacional nos clubes portugueses de futebol.
________________________________________
________________________________________
________________________________________
Dia Mundial da Atividade Física 2018 | Na celebração comemorativa de 2018, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (ver notícia em baixo) e o relatório do PNPAF, intitulado "Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018" (brevemente disponível). Este sintetiza as prioridades para 2018 deste Programa Prioritário e as respetivas estratégias em curso.

_____________________________________________
Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF) | Tendo por base o trabalho da primeira plataforma nacional de envolvimento e coordenação intersetorial para a promoção da atividade física, o PANAF foi apresentado publicamente no passado dia 20 de abril, na presença de representantes governativos e da sociedade civil. Mais detalhes AQUI:
_____________________________________________
Infografias sobre Atividade Física | O PNPAF disponibiliza para download várias infografias sobre recomendações de atividade física para bebés e crianças (0-5 anos), crianças e adolescentes (5-18 anos), adultos e idosos (>18 anos) e para grávidas. São resultado de uma parceria com o Chief Medical Office do Reino Unido e podem ser usadas tanto por profissionais como por educadores para aumentar a literacia da população.

_____________________________________________
Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física 2017 | A prevalência da atividade física e outros indicadores relacionados foi atualizada para Portugal e restantes países da União Europeia. O retrato da situação portuguesa é comentado AQUI pelo diretor do PNPAF. Um sumário técnico produzido pelo PNPAF está também disponível.
_____________________________________________
LEVANTE-SE, mesmo que se considere fisicamente ativo | Sabia que permanecer longos períodos sentado, sem interrupções, associa-se a um aumento do risco de doenças crónicas (ex. cancro, doenças cardiovasculares) ou, até, de morte por todas as causas? Mesmo que seja uma pessoa ativa. A campanha LEVANTE-SE vem alertar para a importância de interrompermos o tempo que passamos sentados durante o dia, quer seja no trabalho, em casa a ver TV ou numa sala de espera. As peças da campanha estão disponíveis para download AQUI:
_____________________________________________
Aconselhamento breve de atividade física no SNS | Já estão disponíveis na Prescrição Eletrónica Médica (PEM) as ferramentas de aconselhamento breve para a atividade física, que permitirão apoiar médicos de família a promover a atividade física dos utentes, na consulta de rotina. Portugal é pioneiro no mundo na disponibilização deste tipo de ferramentas, nomeadamente num serviço público de saúde. Veja o vídeo promocional AQUI:
_____________________________________________
Promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde | Foi publicado o Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, que determina a realização de projetos-piloto para a avaliação e aconselhamento da atividade física (com recurso às ferramentas SClínico e Prescrição Eletrónica Médica) bem como a realização de consultas especializadas de promoção e prescrição de atividade física em unidades de saúde selecionadas. Veja o vídeo onde o diretor do Programa explica a visão do PNPAF para a promoção da atividade física através dos serviços de saúde.
_____________________________________________
Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebeu o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, aproximando a ciência e os profissionais do exercício físico à medicina e saúde pública. O evento foi organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. Mais informações AQUI e cobertura do evento AQUI.

_____________________________________________
Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
_____________________________________________
Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público | Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.
_____________________________________________
Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.

_____________________________________________
Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.
_____________________________________________