#SigaOassobio: A Atividade Física Chama Por Si | Avaliação da Implementação e Impacto da Campanha Nacional de Mass Media Publicada em Revista Científica Internacional
Esta campanha nacional, desenvolvida com base em princípios motivacionais e comportamentais validados
cientificamente, seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública e
visou inspirar os Portugueses a sentirem-se mais capazes, mais motivados e a
identificarem mais oportunidades diárias para a adoção de estilos de vida
fisicamente ativos.
Desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde, a campanha contou com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol. Os seus resultados, quer de implementação, quer de impacto, foram analisados à luz das melhores práticas internacionais e publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health.
A campanha foi transmitida nos 3 principais canais de televisão portuguesa,
duas rádios nacionais, jornais regionais, cartazes e vários meios digitais
(p.ex. vídeo no Youtube com mais de 130 mil visualizações e no Facebook com
mais de 11 mil visualizações).
Os seus resultados ao nível do reconhecimento público seguem o esperado para campanhas nacionais (aprox. 24%). Dado ter sido uma campanha de curta duração, o seu efeito positivo manifestou-se principalmente ao nível de objetivos centrais ligados à perceção da prática de atividade física como algo acessível, pela existência de várias oportunidades diárias, exequível - mesmo com pouco tempo, equipamento, dinheiro ou condição física - e entusiasmante!
Novas vagas de implementação da campanha permitirão aferir os seus
efeitos nos níveis e tipos de atividade física de forma mais consistente e
prolongada no tempo.
A atividade física (continua) a chamar por si!
#SigaOassobio
(Clique aqui para ver o artigo em PDF)
Indicadores de Boas Práticas para Programas Comunitários | Disponibilização de Critérios de Avaliação

Lançamento Curso E-Learning | Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde
Especialmente dirigido a psicólogos com atuação
direta em unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde
(SNS), este curso visa a sua capacitação no
uso das ferramentas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física, atualmente disponíveis no SNS. O curso tem
ainda outra fundamental função para estes psicólogos, potenciando a sua intervenção
formativa junto de outros profissionais de saúde, disseminando e treinando o
uso das ferramentas disponíveis, para que estas possam ser disponibilizadas ao
maior número de utentes que delas beneficiarão.
O
curso foi desenhado por especialistas do PNPAF e a sua implementação,
gratuita para os participantes, através de atrativa plataforma E-learning, resulta
da parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Este
é mais um passo fundamental para a qualidade dos serviços prestados. A
evidência científica mais atual na área da promoção da atividade física
identifica o aconselhamento breve em contexto de consulta de rotina como uma
das intervenções mais custo-efetivas. Neste âmbito, esta e outras iniciativas têm
vindo a ser implementadas pela DGS, através do PNPAF, visando a capacitação
crescente dos profissionais de saúde nesta área.
A
primeira edição será lançada a 19 de Outubro de 2020, com subsequentes edições
em Novembro e Dezembro. Pode assistir a um breve vídeo explicativo carregando na imagem em baixo e pode inscrever-se aqui.
Influência da Atividade Física na Homeostasia do Ser Humano | 8º Congresso Nacional da Ginástica
O PNPAF esteve representado no 8º Congresso de Ginástica, organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, no passado dia 7 de dezembro. Numa sessão moderada pela Prof. Rita Santos Rocha (PhD) e subordinada à temática da "Influência da Atividade Física na Homeostasia do Ser Humano", o membro do PNPAF, Dr. Bruno Avelar Rosa, teve a oportunidade de debater a relação entre os impactos da prática de atividade física na saúde e nas políticas públicas que promovem a sua realização. A sessão contou também com a participação de Monem Jenmi (PhD) e a Drª. Ana Úrsula Martins (MD). Pode consultar o site do congresso aqui.
Estudo sobre Políticas de Promoção da Atividade Física para a Saúde | Projeto EUPAP
No âmbito do Projeto EUPAP - A European Model for Physical Activity Prescription, um projeto financiado pela Comissão Europeia e onde, através do PNPAF, a DGS é um dos 9 parceiros, projeto esse que visa adaptar a boa prática sueca de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, foi publicado um estudo sobre as políticas de promoção da atividade física para a saúde nos países envolvidos. Este estudo integra também a análise das potencialidades dos diferentes parceiros para a adaptação e implementação do modelo sueco, bem como o guia utilizado para a sua elaboração. Para mais informações sobre o Projeto EUPAP, clique aqui.
Promoção da Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários em Portugal | Webinar - Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva
No passado dia 16 de Novembro, realizou-se o 2º Webinar do Ciclo de Webinars 2020 promovidos pelo Grupo de Estudo Saúde e Exercício da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD), sobre a "Promoção da Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários em Portugal". Este webinar contou com a moderação da Drª. Rita Tomás, membro da SPMD, e com a participação da Profª. Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, o Dr. Bruno Avelar Rosa, membro do PNPAF e membro do projeto EUPAP, e ainda a Drª. Diana Campos Lopes e o Prof. Pedro Morouço, ambos implementadores do Projeto-Piloto da Consulta de Promoção da Atividade Física no SNS. Pode assistir ao webinar completo aqui.
Atividade Física e Desporto: Saúde, Inclusão e Prevenção 365 Dias | Conferência Celebração 20 anos da Decathlon
Dr. Bruno Avelar Rosa, membro da equipa do PNPAF, participa, no dia 27 de Outubro, numa conferência inserida nas celebrações dos 20 anos desde a abertura da primeira loja da Decathlon em Portugal, sob o mote "Atividade Física e Desporto: Saúde, Inclusão e Prevenção 365 dias". A Conferência, intitulada "A Década de 20 e o Futuro do Desporto em Portugal", pode ser assistida na íntegra aqui.
Debate à 5ª | Psicologia - A Ciência no Desenho de Políticas (Públicas)
Prof. Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, participa num debate organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), sobre o papel da psicologia como ciência essencial no desenho de políticas públicas. Esta conversa foi transmitida no dia 15 de Outubro, em direto para a página do Facebook da OPP. Para ver o debate completo, clique aqui.
Entrevista CDP | Obesidade e Desporto
Prof. Adilson Marques, membro da equipa do PNPAF, participa numa conversa organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, sobre o tema da obesidade e o papel que o desporto desempenha no combate desta problemática. Esta conversa será transmitida no dia 14 de Outubro, às 19h, em direto para a página do Facebook da CDP. Para ver a entrevista completa, clique aqui.
Entrevista RTP | Programa Sociedade Civil
Entrevista à Prof. Rute Santos, diretora-adjunta do PNPAF, sobre a promoção e a prática de atividade física no contexto da pandemia da COVID-19. Pode ver a entrevista completa aqui (a entrevista começa a partir do minuto 04:02).
Entrevista RTP | World Bike Tour Lisboa
Entrevista ao Dr. Bruno Avelar Rosa, membro da equipa PNPAF, sobre a prática segura de atividade física no contexto da pandemia da COVID-19, no contexto do evento World Bike Tour Lisboa 2020. Pode ver a entrevista completa aqui (a entrevista começa na parte 3, a partir do minuto 16:52).
Webinar | Estilos de Vida Saudável em Tempo de Pandemia
Bruno Rodrigues, membro da equipa do PNPAF, participou no 21º encontro temático promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Estes encontros pretendem sensibilizar os colaboradores do MTSSS para a adoção de melhores práticas no domínio de um estilo de vida saudável, por forma a promover a sua saúde, bem-estar e longevidade. Para este webinar, focou-se na promoção e benefícios da prática de atividade física, quais as consequências do sedentarismo e a importância da prática de atividade física no trabalho. Este encontro foi realizado no dia 30 de setembro e pode ver a programação completa aqui.
Diretor Adjunto do PNPAF na Semana Europeia do Desporto 2020 do Parlamento Europeu
Dr.
Romeu Mendes, médico de Saúde Pública na Organização Mundial da Saúde e diretor
adjunto do PNPAF, participou nas comemorações da Semana Europeia do Desporto
2020 do Parlamento Europeu - iniciativa anual da Comissão Europeia que visa promover
a atividade física e desportiva na Europa. Aqui ficam algumas das “take-home
messages” da sua intervenção, que salientam o papel fundamental que a atividade
física desempenha, nomeadamente no contexto atual de pandemia:
- A atividade física promove a saúde mental;
- “Distanciamento físico” não significa “distanciamento social” - os desportos e atividades coletivas têm o potencial de nos ajudar a “reconectar” com os outros;
- A melhor atividade física que podemos praticar é aquela de que gostamos e que nos diverte;
- Mas gostar não é, por si só, suficiente: é necessário criar oportunidades de prática regular – planeando de que forma a podemos integrar a atividade física no dia-a-dia, e como contornar barreiras ou imprevistos;
- Pouca atividade física é melhor que nenhuma atividade física: todos os minutos contam!
#BeActive

REACT-COVID | Resultados do Inquérito Nacional sobre Hábitos Alimentares e de Atividade Física em Contexto de Contenção Social
A Direção-Geral da Saúde realizou um estudo para conhecer os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em confinamento, no contexto da pandemia da COVID-19.
O estudo foi feito com base em dados recolhidos entre 9 de abril e 4 de maio, com uma amostra de 5874 indivíduos (16 anos ou mais) em confinamento, através de inquérito online e inquérito telefónico.
Os resultados podem ser consultados no relatório infográfico de resultados.
APOGESD | Vídeo-Conferência sobre Promoção da Atividade Física, Bem-Estar e Saúde
A Associação Portuguesa de Gestão do Deporto (APOGESD), para dar continuidade ao 2º ciclo de sessões online, promoveu uma video-conferência na 2ª feira, dia 15 de junho, através da plataforma Zoom.
Para esta partilha de opiniões e experiências esteve presente o Dr. Bruno Avelar Rosa, membro da equipa PNPAF.
Consulta de Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários
Testemunho e relato na 1ª pessoa, para a revista Portugal Activo, de um dos fisiologistas do exercício que está a implementar a consulta de atividade física no Serviço Nacional de Saúde. Pode ler a revista completa aqui ou carregar na imagem em baixo para ler esta entrevista.
Prática de Atividade Física Fora de Casa em Tempos de Pandemia
Diretora-adjunta do PNPAF comentou, para o jornal Público, acerca de cuidados de segurança a ter na prática de atividade física fora de casa em tempos de pandemia. Veja a notícia aqui ou clique na imagem em baixo.
Dia Mundial da Atividade Física | 6 abril 2020
Veja mais notícias AQUI.
Diretório DGS-PNPAF | Iniciativas de apoio à prática atividade física no isolamento/distanciamento social
Consulte aqui:
Como se manter fisicamente ativo em situação de isolamento social?
Consulte aqui recomendações:
Faça download das infografias aqui:
Assista aqui a alguns vídeos:
Estudo da DECO caracteriza práticas de atividade física de portugueses residentes em zonas urbanas
Consulte a peça abaixo, que integra uma entrevista à diretora do PNPAF:
Foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health um artigo descritivo do desenvolvimento e implementação das ferramentas de apoio ao aconselhamento breve para a atividade física, bem como da sua utilização pelos profissionais de saúde e cidadãos ao longo dos dois primeiros anos após a sua disponibilização no SClínico – Cuidados de Saúde Primários, na PEM – Prescrição Eletrónica Médica e no MySNS Carteira.
Estas ferramentas permitem, de forma muito simples, otimizar, rotinar e disseminar o aconselhamento breve para atividade física de utentes aquando dos seus cuidados assistenciais habituais, sendo considerada uma estratégia custo-efetiva no contexto da promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários.
Este trabalho dá a conhecer à comunidade científica a realidade Portuguesa face ao cumprimento de um conjunto de recomendações da Organização Mundial da Saúde – patentes no seu Plano de Ação Global da Atividade Física 2018-2030 – e das Recomendações do Conselho da União Europeia relativas à promoção transetorial da atividade física (2013/C 354/01).
Estas ferramentas foram desenvolvidas pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o seu uso aumentou substancialmente entre 2018 e 2019: tendo sextuplicado o número de utentes cujo nível de atividade física foi avaliado/registado através da ferramenta do SClínico – Cuidados de Saúde Primários, e quase triplicado o número de guias emitidos através da PEM – Prescrição Eletrónica Médica para apoio ao aconselhamento breve.

| Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio - A Atividade Física Chama Por Si" |
A campanha foi avaliada formalmente, com a colaboração da Associação Mutualista Montepio, tendo os seus resultados preliminares revelado um efeito positivo, com significância estatística (p<0.001), nos inquiridos ao nível da competência percebida para a prática de atividade física (mesmo quando se possa "ter pouco tempo"; "não estar na melhor forma física" ou "não ter equipamento específico"), na oportunidade percebida para a prática de atividade física (como, por exemplo, a "integração de atividade física no dia a dia" e perceção de "oportunidades para se ser ativo na zona de residência"), na motivação e gosto pela prática de atividade física (bem como de considerar que fazer atividade física é agradável e interessante). Os resultados verificaram-se igualmente positivos (p<0.001) em relação ao próprio nível de atividade física reportado pelos inquiridos (menor proporção da amostra na categoria com baixo nível de atividade física e maior nas categorias de moderado e elevado nível de atividade física). A conceção desta campanha teve por base princípios motivacionais e comportamentais validados cientificamente e seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública. Esta campanha tem a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol.
O comentário do Professor Adrian Bauman, diretor do Collaborating Centre on Physical Activity, Nutrition and Obesity da Organização Mundial da Saúde, de apoio a estes resultados e suas implicações para a Saúde Pública pode ser visualizado AQUI:
Os resultados preliminares da campanha "Siga O Assobio" podem ser consultados AQUI:
_____________________________________________
| Implementação do Projeto-Piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde |
Está em curso a implementação do projeto-piloto definido no Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, em treze unidades de saúde das cinco Administrações Regionais de Saúde do país. Veja o vídeo abaixo, que mostra como a atividade física tem vinda a ser promovida no Serviço Nacional de Saúde.
_____________________________________________
| Portugal Segue o Assobio: Lançamento do Relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física 2019 e Apresentação dos Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio" |
Realizou-se a 19 de setembro de 2019 o evento de lançamento do Relatório 2019 do PNPAF, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa (programa AQUI). O evento incidiu sobre a apresentação das principais atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo de 2018-2019 e contou com a participação dos Secretários de Estado da Saúde e da Juventude e Desporto, da Diretora-Geral da Saúde, do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Lisboa.

________________________________________

________________________________________
________________________________________

________________________________________

________________________________________

________________________________________
DGS-PNPAF integra Consórcio Europeu "EU Physical Activity on Prescription" | A DGS, através do PNPAF, integra um projeto recentemente aprovado pela Comissão Europeia, incluindo no seu consórcio organizações de 10 países (Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Alemanha, Malta, Dinamarca, Lituânia e Bélgica). Este projeto, enquadrado no 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia, visa a implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde. Tem como objetivo transferir o modelo sueco de prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários para outros países europeus, de forma adaptada às diferentes realidades, perspetivando a criação de um modelo europeu de prescrição da atividade física amplo, versátil e integrador. Com uma duração de 36 meses, o projeto teve a sua 1ª reunião a 28 de março, na sede da CHAFEA, na cidade do Luxemburgo. Portugal terá a responsabilidade e liderança no pacote de trabalho destinado à implementação da prescrição da atividade física nos diferentes países participantes, o qual consiste na tarefa mais central e significativa de todo o projeto.

________________________________________
Programa apoiado pelo PNPAF/DGS no âmbito do protocolo assinado com a FMH e FPF | Evidência científica publicada recentemente revelou que o programa europeu de alteração de estilos de vida EuroFIT é efetivo no aumento dos níveis de atividade física dos participantes, bem como na melhoria de outros parâmetros de saúde, como a alimentação, o peso corporal e biomarcadores de saúde cardiometabólica. Estes importantes resultados - que podem ser consultados AQUI - vêm reforçar o papel promissor que este tipo de programas pode desempenhar no âmbito da promoção da saúde. O EuroFIT foi alvo de protocolo assinado em 2017 entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Faculdade de Motricidade Humana e a Direção-Geral da Saúde para a sua disseminação nacional nos clubes portugueses de futebol.
________________________________________
________________________________________
________________________________________
Dia Mundial da Atividade Física 2018 | Na celebração comemorativa de 2018, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (ver notícia em baixo) e o relatório do PNPAF, intitulado "Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018" (brevemente disponível). Este sintetiza as prioridades para 2018 deste Programa Prioritário e as respetivas estratégias em curso.

_____________________________________________
Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (PANAF) | Tendo por base o trabalho da primeira plataforma nacional de envolvimento e coordenação intersetorial para a promoção da atividade física, o PANAF foi apresentado publicamente no passado dia 20 de abril, na presença de representantes governativos e da sociedade civil. Mais detalhes AQUI:
_____________________________________________
Infografias sobre Atividade Física | O PNPAF disponibiliza para download várias infografias sobre recomendações de atividade física para bebés e crianças (0-5 anos), crianças e adolescentes (5-18 anos), adultos e idosos (>18 anos) e para grávidas. São resultado de uma parceria com o Chief Medical Office do Reino Unido e podem ser usadas tanto por profissionais como por educadores para aumentar a literacia da população.

_____________________________________________
Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física 2017 | A prevalência da atividade física e outros indicadores relacionados foi atualizada para Portugal e restantes países da União Europeia. O retrato da situação portuguesa é comentado AQUI pelo diretor do PNPAF. Um sumário técnico produzido pelo PNPAF está também disponível.
_____________________________________________
LEVANTE-SE, mesmo que se considere fisicamente ativo | Sabia que permanecer longos períodos sentado, sem interrupções, associa-se a um aumento do risco de doenças crónicas (ex. cancro, doenças cardiovasculares) ou, até, de morte por todas as causas? Mesmo que seja uma pessoa ativa. A campanha LEVANTE-SE vem alertar para a importância de interrompermos o tempo que passamos sentados durante o dia, quer seja no trabalho, em casa a ver TV ou numa sala de espera. As peças da campanha estão disponíveis para download AQUI:
_____________________________________________
Aconselhamento breve de atividade física no SNS | Já estão disponíveis na Prescrição Eletrónica Médica (PEM) as ferramentas de aconselhamento breve para a atividade física, que permitirão apoiar médicos de família a promover a atividade física dos utentes, na consulta de rotina. Portugal é pioneiro no mundo na disponibilização deste tipo de ferramentas, nomeadamente num serviço público de saúde. Veja o vídeo promocional AQUI:
_____________________________________________
Promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde | Foi publicado o Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, que determina a realização de projetos-piloto para a avaliação e aconselhamento da atividade física (com recurso às ferramentas SClínico e Prescrição Eletrónica Médica) bem como a realização de consultas especializadas de promoção e prescrição de atividade física em unidades de saúde selecionadas. Veja o vídeo onde o diretor do Programa explica a visão do PNPAF para a promoção da atividade física através dos serviços de saúde.
_____________________________________________
Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebeu o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, aproximando a ciência e os profissionais do exercício físico à medicina e saúde pública. O evento foi organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. Mais informações AQUI e cobertura do evento AQUI.

_____________________________________________
Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
_____________________________________________
Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público | Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.
_____________________________________________
Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.

_____________________________________________
Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.
_____________________________________________

