SNS
DGS


O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) foi criado em 2016 e tem como documento orientador a Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF). Funciona em harmonia com o Plano Nacional de Saúde e com as principais orientações internacionais na área, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde. Em baixo, estão destacadas algumas das suas iniciativas.



PNPAF 'Qual é a sua Atividade Física?' 
 


Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebe o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde. O evento é organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. O programa e website do evento serão disponibilizados brevemente.


_____________________________________________



Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia:


 
 




Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física | Por iniciativa do PNPAF, foi constituída em abril de 2017, a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física que tem como objetivo elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física. A Comissão, que conta com representantes da Saúde, Desporto, Educação, Trabalho e Inclusão, iniciou os seus trabalhos no dia 5 de julho.


Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física
 




Prevalência da Atividade Física em Portugal | O PNPAF sintetizou os resultados dos principais estudos com dados de prevalência da atividade física em Portugal, no Relatório “A Saúde dos Portugueses 2016” (DGS, 2016). Foram entretanto publicados resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) 2015-2016, com dados autorreportados.


_____________________________________________



Questões de Atividade Física no Sistema SClínico | No segundo semestre de 2017, os médicos de família passarão a poder questionar (formalmente) os seus utentes sobre o tipo e duração semanal das atividades físicas que estes realizam. O procedimento é voluntário e visa a promoção do aconselhamento breve dos utentes do SNS para a pratica de atividade física.


_____________________________________________



Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público  |  Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.


PNPAF_Jornal Público 
 




Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.


_____________________________________________



Dia Mundial da Atividade Física | Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física de 2016, a Direção-Geral da Saúde promoveu, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, uma sessão comemorativa no dia 11 de abril na Cidade do Futebol. Visite o website do evento, onde foi apresentado o primeiro vídeo da campanha “Qual é a sua atividade física?”.


Vídeo 'Qual é a sua atividade física?' 
 




Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.


_____________________________________________