Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde


O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) foi criado em 2016 e tem como documento orientador a Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF). Funciona em harmonia com o Plano Nacional de Saúde e com as principais orientações internacionais na área, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde. Em baixo, estão destacadas algumas das suas iniciativas.



PNPAF 'Qual é a sua Atividade Física?' 
 


Vídeo 'Qual é a sua atividade física?'
 
  
 

OMS: Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 lançado em Portugal | Sob o mote "Think Global, Act Local", a Cidade do Futebol acolheu o evento de lançamento deste documento (com versão síntese em português) que pretende orientar os países de todo o mundo para a promoção da atividade física. A sessão testemunhou um forte compromisso político, enaltecendo-se a importância de uma ação social, concertada e intersetorial. Contou com as intervenções do Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Ghebreyesus, do Primeiro-Ministro, dos Ministros da Saúde e da Educação, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, do diretor do PNPAF e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Estão disponíveis vários recursos: o filme total do evento, um vídeo promocional do Plano de Ação, uma breve reportagem e a cobertura do evento.

Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 
 


________________________________________



Dia Mundial da Atividade Física 2018 | Na celebração comemorativa de 2018, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (ver notícia em baixo) e o relatório do PNPAF, intitulado "Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018" (brevemente disponível). Este sintetiza as prioridades para 2018 deste Programa Prioritário e as respetivas estratégias em curso.


Dia Mundial da AF 2018 
 

_____________________________________________



Plano de Ação Nacional para a  Atividade Física (PANAF) | Tendo por base o trabalho da primeira plataforma nacional de envolvimento e coordenação intersetorial para a promoção da atividade física, o PANAF foi apresentado publicamente no passado dia 20 de abril, na presença de representantes governativos e da sociedade civil. Mais detalhes AQUI:


PANAF
 


_____________________________________________



Infografias sobre Atividade Física | O PNPAF disponibiliza para download várias infografias sobre recomendações de atividade física para bebés e crianças (0-5 anos), crianças e adolescentes (5-18 anos), adultos e idosos (>18 anos) e para grávidas. São resultado de uma parceria com o Chief Medical Office do Reino Unido e podem ser usadas tanto por profissionais como por educadores para aumentar a literacia da população.


Infografias de Atividade Física
 

_____________________________________________



Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física 2017 | A prevalência da atividade física e outros indicadores relacionados foi atualizada para Portugal e restantes países da União Europeia. O retrato da situação portuguesa é comentado AQUI pelo diretor do PNPAF. Um sumário técnico produzido pelo PNPAF está também disponível.


Entrevista Público  
 


_____________________________________________



LEVANTE-SE, mesmo que se considere fisicamente ativo | Sabia que permanecer longos períodos sentado, sem interrupções, associa-se a um aumento do risco de doenças crónicas (ex. cancro, doenças cardiovasculares) ou, até, de morte por todas as causas? Mesmo que seja uma pessoa ativa. A campanha LEVANTE-SE vem alertar para a importância de interrompermos o tempo que passamos sentados durante o dia, quer seja no trabalho, em casa a ver TV ou numa sala de espera. As peças da campanha estão disponíveis para download AQUI:


Cartazes LEVANTE-SE
 


_____________________________________________



Aconselhamento breve de atividade física no SNS | Já estão disponíveis na Prescrição Eletrónica Médica (PEM) as ferramentas de aconselhamento breve para a atividade física, que permitirão apoiar médicos de família a promover a atividade física dos utentes, na consulta de rotina. Portugal é pioneiro no mundo na disponibilização deste tipo de ferramentas, nomeadamente num serviço público de saúde. Veja o vídeo promocional AQUI:


Vídeo Promoção da AF através dos Serviços de Saúde
 
  (vídeo disponível para download AQUI)


_____________________________________________



Promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde | Foi publicado o Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, que determina a realização de projetos-piloto para a avaliação e aconselhamento da atividade física (com recurso às ferramentas SClínico e Prescrição Eletrónica Médica) bem como a realização de consultas especializadas de promoção e prescrição de atividade física em unidades de saúde selecionadas. Veja o vídeo onde o diretor do Programa explica a visão do PNPAF para a promoção da atividade física através dos serviços de saúde.


Artigo 'Um SNS mais próximo da atividade física?' 
 


_____________________________________________



Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebeu o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, aproximando a ciência e os profissionais do exercício físico à medicina e saúde pública. O evento foi organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. Mais informações AQUI e cobertura do evento AQUI.


Simpósio Exercise is Medicine 
 


_____________________________________________



Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.


Revista Factores de Risco - Edição Especial 
 


_____________________________________________



Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público  |  Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.


PNPAF_Jornal Público 
 


_____________________________________________



Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.

Câmara Municipal de Lisboa 
 


_____________________________________________



Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.


EuroFIT 
 

_____________________________________________