Serviço Nacional de Saúde | 40 Anos | 1979-2019
Direção-Geral da Saúde


O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) foi criado em 2016 e tem como documento orientador a Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF). Funciona em harmonia com o Plano Nacional de Saúde e com as principais orientações internacionais na área, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde. Em baixo, estão destacadas algumas das suas iniciativas.



PNPAF 'Qual é a sua Atividade Física?' 
 
Entrevista ao Canal Saúde+ 
 
  
 
Dia Mundial da Atividade Física 2019 | O dia 6 de Abril de 2019 foi celebrado de forma expressiva e simbólica em Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019, com cobertura televisiva pela RTP1, através do programa "Aqui Portugal". O PNPAF dinamizou neste programam ações de literacia para a promoção da atividade física, para o aumento da prontidão para a prática e da literacia. O dia contou com momentos de entrevista ligados a atividades do PNPAF, um deles em horário nobre: o professor Romeu Mendes, Diretor-Adjunto do PNPAF, abordou vários eixos programáticos e ações em curos, nomeadamente a avaliação generalizada da atividade física no SNS, a existência de ferramentas de apoio ao aconselhamento breve e a nova consulta de atividade física, bem como a importância de estilos de vida ativos, não só para a promoção da saúde, mas também como ferramenta de promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável, destacando a mobilidade ativa como fundamental. Este dia foi bastante mediatizado nos meios de comunicação, com várias notícias abordando o balanço da utilização das ferramentas digitais de avaliação e aconselhamento breve da atividade física no SNS.

Dia Mundial da AF 2019 
 

________________________________________



DGS-PNPAF integra Consórcio Europeu "EU Physical Activity on Prescription" | A DGS, através do PNPAF, integra um projeto recentemente aprovado pela Comissão Europeia, incluindo no seu consórcio organizações de 10 países (Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Alemanha, Malta, Dinamarca, Lituânia e Bélgica). Este projeto, enquadrado no 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia, visa a implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde. Tem como objetivo transferir o modelo sueco de prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários para outros países europeus, de forma adaptada às diferentes realidades, perspetivando a criação de um modelo europeu de prescrição da atividade física amplo, versátil e integrador. Com uma duração de 36 meses, o projeto teve a sua 1ª reunião a 28 de março, na sede da CHAFEA, na cidade do Luxemburgo. Portugal terá a responsabilidade e liderança no pacote de trabalho destinado à implementação da prescrição da atividade física nos diferentes países participantes, o qual consiste na tarefa mais central e significativa de todo o projeto.


 
 


________________________________________



Programa apoiado pelo PNPAF/DGS no âmbito do protocolo assinado com a FMH e FPF | Evidência científica publicada recentemente revelou que o programa europeu de alteração de estilos de vida EuroFIT é efetivo no aumento dos níveis de atividade física dos participantes, bem como na melhoria de outros parâmetros de saúde, como a alimentação, o peso corporal e biomarcadores de saúde cardiometabólica. Estes importantes resultados - que podem ser consultados AQUI - vêm reforçar o papel promissor que este tipo de programas pode desempenhar no âmbito da promoção da saúde. O EuroFIT foi alvo de protocolo assinado em 2017 entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Faculdade de Motricidade Humana e a Direção-Geral da Saúde para a sua disseminação nacional nos clubes portugueses de futebol.


 
 

________________________________________



Ferramentas de Apoio ao Aconselhamento Breve para a Atividade Física | A promoção da atividade física é algo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem como um dos grandes eixos para o melhoramento da qualidade de vida dos cidadãos. Através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), a DGS disponibiliza um conjunto de ferramentas de apoio ao aconselhamento para a promoção da atividade física, que podem ser usadas por todos os profissionais de saúde interessados, sem consumir tempo essencial de consulta. As ferramentas, baseadas em sólida evidência científica, foram desenvolvidas para serem autoexplicativas e, mesmo na ausência de aprofundado enquadramento durante a consulta, poderem ser exploradas e experimentadas livremente pelo utente, em autonomia. Em complemento, será também lançado, a breve trecho, um manual de aconselhamento breve - o Manual de Apoio à Mudança Comportamental.

 


________________________________________



OMS: Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 lançado em Portugal | Sob o mote "Think Global, Act Local", a Cidade do Futebol acolheu o evento de lançamento deste documento (com versão síntese em português) que pretende orientar os países de todo o mundo para a promoção da atividade física. A sessão testemunhou um forte compromisso político, enaltecendo-se a importância de uma ação social, concertada e intersetorial. Contou com as intervenções do Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Ghebreyesus, do Primeiro-Ministro, dos Ministros da Saúde e da Educação, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, do diretor do PNPAF e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Estão disponíveis vários recursos: o filme total do evento, um vídeo promocional do Plano de Ação, uma breve reportagem e a cobertura do evento.


________________________________________



Dia Mundial da Atividade Física 2018 | Na celebração comemorativa de 2018, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (ver notícia em baixo) e o relatório do PNPAF, intitulado "Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018" (brevemente disponível). Este sintetiza as prioridades para 2018 deste Programa Prioritário e as respetivas estratégias em curso.


Dia Mundial da AF 2018 
 

_____________________________________________



Plano de Ação Nacional para a  Atividade Física (PANAF) | Tendo por base o trabalho da primeira plataforma nacional de envolvimento e coordenação intersetorial para a promoção da atividade física, o PANAF foi apresentado publicamente no passado dia 20 de abril, na presença de representantes governativos e da sociedade civil. Mais detalhes AQUI:


PANAF
 


_____________________________________________



Infografias sobre Atividade Física | O PNPAF disponibiliza para download várias infografias sobre recomendações de atividade física para bebés e crianças (0-5 anos), crianças e adolescentes (5-18 anos), adultos e idosos (>18 anos) e para grávidas. São resultado de uma parceria com o Chief Medical Office do Reino Unido e podem ser usadas tanto por profissionais como por educadores para aumentar a literacia da população.


Infografias de Atividade Física
 

_____________________________________________



Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física 2017 | A prevalência da atividade física e outros indicadores relacionados foi atualizada para Portugal e restantes países da União Europeia. O retrato da situação portuguesa é comentado AQUI pelo diretor do PNPAF. Um sumário técnico produzido pelo PNPAF está também disponível.


Entrevista Público  
 


_____________________________________________



LEVANTE-SE, mesmo que se considere fisicamente ativo | Sabia que permanecer longos períodos sentado, sem interrupções, associa-se a um aumento do risco de doenças crónicas (ex. cancro, doenças cardiovasculares) ou, até, de morte por todas as causas? Mesmo que seja uma pessoa ativa. A campanha LEVANTE-SE vem alertar para a importância de interrompermos o tempo que passamos sentados durante o dia, quer seja no trabalho, em casa a ver TV ou numa sala de espera. As peças da campanha estão disponíveis para download AQUI:


Cartazes LEVANTE-SE
 


_____________________________________________



Aconselhamento breve de atividade física no SNS | Já estão disponíveis na Prescrição Eletrónica Médica (PEM) as ferramentas de aconselhamento breve para a atividade física, que permitirão apoiar médicos de família a promover a atividade física dos utentes, na consulta de rotina. Portugal é pioneiro no mundo na disponibilização deste tipo de ferramentas, nomeadamente num serviço público de saúde. Veja o vídeo promocional AQUI:


Vídeo Promoção da AF através dos Serviços de Saúde
 
  (vídeo disponível para download AQUI)


_____________________________________________



Promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde | Foi publicado o Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, que determina a realização de projetos-piloto para a avaliação e aconselhamento da atividade física (com recurso às ferramentas SClínico e Prescrição Eletrónica Médica) bem como a realização de consultas especializadas de promoção e prescrição de atividade física em unidades de saúde selecionadas. Veja o vídeo onde o diretor do Programa explica a visão do PNPAF para a promoção da atividade física através dos serviços de saúde.


Artigo 'Um SNS mais próximo da atividade física?' 
 


_____________________________________________



Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebeu o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, aproximando a ciência e os profissionais do exercício físico à medicina e saúde pública. O evento foi organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. Mais informações AQUI e cobertura do evento AQUI.


Simpósio Exercise is Medicine 
 


_____________________________________________



Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.


Revista Factores de Risco - Edição Especial 
 


_____________________________________________



Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público  |  Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.


PNPAF_Jornal Público 
 


_____________________________________________



Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.

Câmara Municipal de Lisboa 
 


_____________________________________________



Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.


EuroFIT 
 

_____________________________________________