Direção-Geral da Saúde

Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infeção (CPBCI) » Perguntas frequentes

Perguntas mais frequentes sobre a implementação da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção

  1. Como está o PPCIRA a pensar aplicar aos outros pontos das PBCI, para além da higiene das mãos?
    Na fase inicial o que se pretende é fazer um diagnóstico de situação: Avaliação de risco institucional e avaliação de base, para cada instituição poder, conforme os resultados, definir o  seu plano de implementação (até fins de 2014).
     
  2. Será aplicado a todos os pontos ou somente às mãos, luvas e higiene ambiental?
    Damos prioridade a estes 3 pontos porque integram o "bundle do PPCIRA". No entanto cada instituição poderá implementar os outros pontos de acordo com as suas necessidades.
     
  3. Relativamente à higiene ambiental, como o PPCIRA propõe a sua monitorização? (que metodologia?)
    Vamos produzir um documento a sugerir que a avaliação da higiene ambiental seja feita por outros métodos que não a observação visual. Cada instituição terá de estabelecer a frequência de avaliação de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Esta avaliação poderá ser complementada com a auditoria interna.
     
  4. Haverá grelha de observação e tratamento de dados automatizado, em base de dados online?
    Sim, para a higiene das mãos e o uso de luvas. Vai haver formulários específicos. Pretendemos que se faça observações de 3 em 3 meses porque chegamos a conclusão de que é preferível fazer um número menor de observações com maior frequência em vez de se concentrar tudo uma vez por ano. Ainda não definimos como vai ser feito o registo da monitorização da higiene ambiental.