Direção-Geral da Saúde

Estratégia Multimodal PBCI » 2021

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS – 2021

“Ano dos Profissionais de Saúde”

A evidência científica demonstra de forma irrefutável que a higiene adequada das mãos é a ação mais eficaz para impedir a propagação da infeção. Evita até 50% das infeções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde IACS), incluindo as que afetam a força de trabalho da saúde. Mas também previne as infeções transmissíveis na comunidade, como a gripe, outras infeções respiratórias, diarreias infeciosas, entre outras.

A estratégia de melhoria multimodal da higiene das mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) à qual Portugal aderiu desde 2008, provou ser altamente eficaz, levando a uma redução nas infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS). Sabe-se que, ao reduzir as infeções, consequentemente se reduz a prescrição e consumo de antimicrobianos e a consequente emergência de resistências a estes fármacos, pois este é, atualmente, um grave problema de saúde pública a nível mundial.

Investir na higiene das mãos produz grandes retornos e ganhos em saúde. A implementação de políticas de higiene das mãos pode gerar uma poupança económica em média 16 vezes superior ao custo da sua implementação.

A conformidade com a higiene das mãos é recomendada como um dos principais indicadores de desempenho para programas de prevenção e controle de infeção, segurança do doente e qualidade dos serviços de saúde em todo o mundo.

Em 2020, a OMS, em iniciativa conjunta com a UNICEF, apresentou o Desafio “WHO /UNICEF Initiative: Hand Hygiene for all” – “Iniciativa: Higiene das Mãos para todos,” onde salientam que o primeiro pré-requisito para o cumprimento da Higiene das Mãos é a mudança de sistema, com a criação de uma cultura de segurança que implica responsabilidade partilhada e compromisso individual dos vários intervenientes.

A OMS reforçou este ano a mensagem sobre a importância de criar as condições para que os profissionais de saúde e os cidadãos em geral, possam higienizar as suas mãos, com a seguinte frase: “Melhorar a segurança do doente requer ação dedicada e inovação, ambas, agora mais cruciais do que nunca”.

Em 2021, as Mensagens são dirigidas a vários públicos:

  • Mote central: “Higiene das mãos: segundos que salvam vidas. Lave as suas mãos” - Queremos que a COVID-19 desapareça, mas que a Higiene das Mãos permaneça!
  • Profissionais de Saúde: “Agora, mais do que nunca, higienize as suas mãos no Ponto de Prestação de Cuidados”
  • Gestores das Unidades de Saúde: “Assegure os equipamentos e produtos de higiene das mãos, em todos os pontos de prestação de cuidados de saúde”
  • Decisores Políticos/Legisladores/Profissionais que elaboram normas e orientações: “Invista agora para assegurar as condições, equipamentos e produtos de higiene das mãos para todos”.
  • Profissionais de prevenção e controlo de infeção: Seja um modelo para os seus pares. Promova a higiene das mãos no Ponto de Prestação de Cuidados.
  • Doentes e Familiares: “Ajudem-nos a ajudar-vos. Por favor, lavem as vossas mãos”.
  • Cidadãos em geral: “Proteja-se e proteja os outros: seja um agente de saúde pública e lave as suas mãos”

Não esqueça: A Higiene das mãos implica um compromisso individual e uma responsabilidade partilhada por todos!

Consulte os materiais promocionais: