HAI-NET-UCI
PROGRAMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE IACS DAS UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS – HAI-NET-UCI
O programa para a vigilância das infeções associadas a cuidados de saúde (IACS) em Unidade de Cuidados Intensivos (HAI-Net-UCI) está integrado na rede europeia de vigilância das infeções do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e adota o seu protocolo de consenso. Este protocolo tem por base o método harmonizado para vigilância de infeções desenvolvido pelo projeto Hospitals in Europe Link for Infection Control through Surveillance (HELICS) entre 2000-2002, que foi progressivamente implementado nos Estados-Membros, inicialmente pelo Projeto HELICS e posteriormente como parte do projeto “Melhorar a Segurança do Doente na Europa” (IPSE - Improving Patient Safety in Europe).
Em julho de 2008, a coordenação da vigilância europeia de IACS foi transferida para o ECDC, sendo o primeiro protocolo ECDC HAI-Net ICU lançado em 2010.
Em 2013, a Comissão Europeia solicitou ao ECDC que recolhesse dados adicionais sobre os indicadores de estrutura e processo para as IACS, bem como dados sobre mortalidade por IACS, com base nos resultados dos estudos de prevalência de ponto, em conformidade com a recomendação do Conselho 2009 / C 151/01 de 9 de junho 2009 sobre segurança do doente.
Assim, a versão atual do protocolo do Programa HAI-Net-UCI (2.1) descreve os métodos padronizados a serem usados para a vigilância de IACS e os indicadores de prevenção em UCI, a fim de contribuir para melhorar a qualidade de atendimento em UCI em ambiente multicêntrico.
Os objetivos específicos ao nível das UCI e dos hospitais são:
- Monitorizar a dimensão do problema da IACS nestas Unidades e identificar as áreas onde são necessárias atividades complementares de prevenção;
- Comparar com resultados anteriores da unidade, para comparação entre UCI e para comparar grupos de doentes estratificados pelo risco de infeção, a fim de identificar áreas onde a qualidade do atendimento pode ser melhorada;
- Sensibilizar os profissionais de saúde para os problemas de infeção (microrganismos, resistência a antibióticos, etc.) e definir metas locais de prevenção;
- Promover a prevenção de infeções hospitalares e resistência antimicrobiana nas UCI a nível nacional e europeu;
- Acompanhar a implementação das principais medidas preventivas;
- Fornecer informações relevantes para monitorizar e direcionar as políticas de controlo de infeção, medir a conformidade com as diretrizes existentes de boas práticas, corrigir ou melhorar práticas específicas e/ou desenvolver, implementar e avaliar novas práticas.
Os objetivos específicos ao nível da coordenação da rede nacional são:
- Fornecer os dados de referência necessários para comparar taxas ajustadas ao risco entre UCI / hospitais;
- Acompanhar tendências epidemiológicas no tempo;
- Identificar os microrganismos epidemiologicamente importantes associados à saúde; epidemiologia de infeções emergentes e resistências antimicrobianas;
- Identificar e acompanhar fatores de risco de IACS;
- Promover a prevenção de IACS / RAM por meio da vigilância;
- Comparar e acompanhar a implementação de medidas preventivas essenciais entre UCI e entre países da UE / EEE;
- Melhorar a qualidade da colheita de dados.
O Programa estuda as quatro principais IACS em UCI: Infeção da corrente sanguínea associada ao cateter vascular central; Pneumonia associada ao ventilador (PAV), Traqueobronquite, infeção urinária associada ao cateter urinário.
O programa é coordenado atualmente pela equipa da Direção do PPCIRA para a área da Vigilância e pela Dra. Eduarda Carmo e Dra. Ana Josefina Marques
Contactos: ppcira@dgs.min-saude.pt; ppcira-veuci@dgs.min-saude.pt
A base de dados deste Programa de VE está disponível na plataforma em rede, INSA-RIOS.Net (https://rios-insa.min-saude.pt/).
São convidados a participar neste Programa, todos os hospitais que tenham UCI de nível III, conforme definição da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.
Para iniciar a adesão ao Programa ou para alargar a adesão no mesmo hospital, a outra ou outras UCI, o GCL-PPCIRA deve promover o preenchimento pela Direção da UCI, de um Formulário de Adesão e enviar para: ppcira@dgs.min-saude.pt; ppcira-veuci@dgs.min-saude.pt, com conhecimento do GCR-PPCIRA da área de referência
Para aderir ao Programa de Vigilância da Infeção em Unidades de Cuidados Intensivos (HAI-Net-UCI) deverá tomar conhecimento do Protocolo de Vigilância do referido Programa e, ler e assinar o Formulário de Adesão ao Programa e enviar este último para a DGS/PPCIRA e GCR-PPCIRA da área de referência, segundo as instruções inclusas no documento.