Dia Mundial da Segurança do Doente 2024


A Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, assinalado no dia 17 de setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019.

A comemoração anual deste dia, a nível mundial, visa promover uma “Ação Global sobre a Segurança do Doente”, constituindo uma oportunidade para incentivar os Estados Membros a promoverem um conjunto de ações, tais como: sensibilizar e envolver da sociedade, promover a colaboração dos utentes, doentes, famílias, cuidadores, profissionais de saúde, gestores, decisores políticos, bem como promover a saúde e melhorar da segurança dos doentes.

Todos os anos é selecionado um novo tema para o Dia Mundial da Segurança do Doente e um slogan, com a finalidade de destacar uma área prioritária da segurança dos doentes e que necessite de uma ação urgente e concertada. Este ano, o tema é “Melhorar o Diagnóstico para a Segurança dos Doentes”, com o mote “Faça-o corretamente, torne-o seguro!”, visando reforçar a segurança do doente, em todos os níveis de cuidados, nos sistemas de saúde.

Os erros de diagnóstico podem ocorrer em qualquer fase do percurso de cuidados do doente, pelo que este ano, pretende-se sublinhar a importância do diagnóstico correto, de modo a reduzir significativamente os erros de diagnóstico através de múltiplas intervenções, que visem promover a segurança do doente nos processos de diagnóstico, contribuindo para a melhoria dos ganhos em saúde. A nível nacional, o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, vem reforçar a necessidade de consolidar e promover a segurança na prestação de cuidados de saúde, através da implementação contínua de práticas seguras em ambiente seguros, em todos os níveis e cuidados e ao longo do ciclo vital.

A DGS, através do Departamento da Qualidade na Saúde - Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade, encontra-se a planear e organizar um conjunto de iniciativas neste âmbito e que serão divulgadas nos nossos canais de comunicação.

Segurança do doente: por todos, para todos, em todos os momentos