A Promoção da Saúde no Local de Trabalho (PSLT) resulta do esforço conjunto de empregadores, dos trabalhadores e da sociedade em geral para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas no trabalho. A PSLT pode ser conseguida através de uma combinação de estratégias que visem: a) Melhorar a organização do trabalho e o ambiente de trabalho; b) Promover a participação ativa; c) Encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional.
A PSLT melhora, de forma significativa, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e das suas famílias e contribui para alcançar o sucesso económico, através do aumento da produtividade e do crescimento económico.
Considera-se que a PSLT integra três grandes vertentes:
- Práticas de trabalho saudáveis – processo de identificação/diagnóstico de práticas de trabalho (“positivas” e “negativas”) da população trabalhadora e desenvolvimento de metodologia(s) para reforçar as boas práticas e melhorar os aspetos menos positivos.
- Estilos de vida saudáveis - processo de identificação/diagnóstico dos estilos de vida (“positivos” e “negativos”) da população trabalhadora (por exemplo, no âmbito da alimentação) e desenvolvimento de metodologia(s) para reforçar os estilos de vida mais benéficos e evitar os estilos de vida que conduzem a situações adversas para a saúde.
- Organização institucional saudável - processo de identificação/diagnóstico das condições organizacionais (“positivas” e “negativas”) a que está sujeita a população trabalhadora e desenvolvimento de metodologia(s) para reforçar condições de trabalho mais benéficas e evitar/eliminar as que conduzem a situações adversas para a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Aconselha-se a leitura dos documentos: Declaração de Luxemburgo, Declaração de Barcelona e Declaração de Lisboa.